2010-07-25

erro


"A person who never made a mistake never tried anything new"
---------------------------------------------------------------------------- Albert Einstein

2010-07-24

telepatia homem-máquina


Na newsletter da exame informática, através do link http://aeiou.exameinformatica.pt/em-portugal-ja-ha-quem-controle-o-pc-com-o-pensamento-video=f1006744 podemos ter contacto com o que poderá ser um novo patamar na relação homem-máquina. É uma pseudo-telepatia, em que conseguimos eliminar periféricos como o rato e o teclado. Antevejo sucesso para este produto, e a sua utilização, numa primeira análise, é universal.
Salta de imediato à vista a utilização por pessoas com dificuldades motoras. Também o sector militar, vejo óculos tipo filme com computador incorporado, acessível só com o olhar. Praticamente todas as áreas em que as mãos estejam ocupadas e que possa ser importante ter acesso a um computador, GPS, ou outro equipamento que precise de inputs.
Vejo no rugby, no ténis e noutros desportos de alta competição, as repetições das jogadas comandadas pelos árbitros com o olhar (infelizmente o futebol não vejo tão facilmente neste grupo).
Já me vejo também em sessões de "terapia de sofá" a comandar a televisão só com o olhar!
Independentemente da utilização, vale a pena ver o artigo, pois leva-nos para um patamar até há pouco inimaginável.

2010-07-21

Nintendo: Hanafuda --> Super Mario --> WII --> ... -->...

No início da década de 80 o mercado de videogames entrou em decadência. Marcas como a Atari e Intellvisio, que detinham quotas importantes deste mercado, resolveram reorientar a sua estratégia e sairam deste mercado, fruto da sua análise e de pesquisas feitas na altura que diziam que os consumidores tinham perdido o interesse.

A Nintendo, com base nos mesmos estudos, optou por uma estratégia diferente: investiu tudo no sector das diversões electrónicas, mesmo com o seu forte associado aos jogos de cartas tradicionais (localmente, pois provavelmente não conhecem a bisca dos nove ou a sueca).O seu mercado alvo foram as crianças de 5 a 7 anos. Estas não tinham as resistências de outros mais velhos que tinham conhecido os jogos tradicionais. Esta foi uma porta de entrada para as casas das pessoas.

Depois de entrar pela porta dos fundos, foi mais simples que outros elementos das famílias se entusiasmassem com os jogos, até porque viam que eram diferentes dos jogos que conheciam. Jogos como o SuperMario Bros eram extremamente divertidos e os elementos mais velhos eram contagiados pelo entusiasmo dos mais novos.

Assim, foram desenvolvidos novos jogos com desafios diferentes e adequados a outras idades, garantindo o rejuvenescimento do sector e ficando com quotas de mercado na ordem de 80%, num segmento que tem tido um enorme crescimento.
(Baseado no livro "Janelas de Oportunidades", e na www.wikipedia.org)

Neste caso existe inovação a que nível? Processos, Produtos/Serviços, Marketing, Organizacional?

2010-07-09

A sociedade da inovação

Francisco Jaime Quesado, com uma capacidade de sintese admirável, no seu artigo de opinião A sociedade da inovação alerta-nos para o esforço de mudança que é necessário realizar. O que está em causa é uma mudança cultural, em que a confiança entre as partes e a cooperação estratégica são ingredientes essenciais para esta mudança de todo um paradigma e que responsabiliza todos - estado, cidadãos e organizações.
Para isso, é necessário ultrapassar determinadas características que temos, embora de fora escondida ou envergonhada. Entre essas características estão a desconfiança, a inveja e a falta de associativismo. Conseguindo ultrapassar estas características muito vincadas em nós, provavelmente herdadas de décadas de um estado novo não democrático, acredito que se possa utilizar a inovação como alavanca estratégica para a melhoria de desempenhos a diversos níveis, nos actores identificados anteriormente. Mas é preciso trabalhar. É preciso fazer alguma coisa. Provavelmente será necessário continuar as formações técnicas, continuando o trabalho de permanente melhoria da capacidade técnica, mas parece-me que a diferença está na focalização das organizações na formações comportamental. Este sim, parece-me ser o passo que falta dar, mas que é dificil de assumir. A inovação terá possibilidade de ser muito mais uma prática do que uma buzzword, como é actualmente, contribuindo de forma efectiva para uma aproximação a níveis de desenvolvimento em que os índice de desenvolvimento social, juntamente com os recentes "índices de felicidade" aumentam de forma significativa.

Inovação de Marketing


Implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.
A distinção de outras actividades de marketing tem a ver com o carácter inovador para as empresas.
O objectivo é aumentar as vendas através da melhor satisfação das necessidades dos mercados, da alteração de posicionamento ou da abertura de novos mercados.
Produto: alterações significativas no design do produto, nas suas funcionalidades, na forma e aparência, sabor, fragrância, embalagens.
Preço: introdução pela primeira vez de novas estratégias de preço (ex: preços diferenciados, leilões, gestão da capacidade, preços diferenciados por segmento de mercado, descontos, etc.).
Distribuição: Introdução de novos canais de vendas, entendido como métodos utilizados para venda dos produtos ou serviços e não métodos de logistica (ex: utilização de sistemas de franchising, abertura de lojas próprias, novos conceitos de licenciamento, novos conceitos para apresentação dos produtos, etc.).
Promoção: utilização de novos conceitos e técnicas. Primeira utilização de publicidade na TV, marca, alterações de símbolos e da imagem corporativas, introdução de um sistema de informação personalizado, cartões de fidelidade, etc.).
Fonte: NP 4456:2006 – Terminologia e definições das actividades de IDI

Inovação Organizacional


Implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas.
Novos métodos organizacionais: implementação de novos métodos para organização das actividades de rotina e desenvolvimento de novos procedimentos para desenvolvimento do trabalho. (ex: novos processos de gestão do conhecimento, novos processos de formação, avaliação e desenvolvimento de Recursos Humanos ou gestão da cadeia de valor, reengenharia de negócio, gestão do sistema da qualidade, etc).
Organização do trabalho: implementação de novos métodos para a distribuição de responsabilidades, tomada de decisão, novos conceitos para estruturar as actividades tais como integração de diferentes unidades. (ex: implementação de sistemas de “buil-to-order, novos sistemas de tomada de decisão, etc.).
Relações externas: implementação de novas formas de relacionamento com outras empresas. Não inclui fusões e aquisições. Estabelecimento de novas formas de colaboração, novos métodos de integração com fornecedores, novas formas de subcontratação ou consultoria.
Fonte: NP 4456:2006 – Terminologia e definições das actividades de IDI

Inovação de Processos


É a implementação de novos ou significativamente melhorados processos de fabrico, logística e distribuição:
Métodos novos ou significativamente melhorados no fabrico ou produção de bens ou serviços;
Métodos novos ou significativamente melhorados de logística, de entrega ou de distribuição;
Actividades novas ou significativamente melhoradas de apoio a processos (ex: sistemas de manutenção, sistemas de informação, sistemas de contabilização, etc.) .
Fonte: NP 4456:2006 – Terminologia e definições das actividades de IDI

Fonte da imagem: http://www.nestle.pt/Upload/Files/Images/Processo%20fabrico%20gelados.jpg

LEGENDA

1 - Matérias-primas
2 - Pesagem
3 - Mistura
4 - Homogeneização
5 - Pasteurização
6 - Refrigeração
7 - Maturação da mistura
8 -Congelador contínuo
9 – Máquina automática para gelados com pau
10 – O produto é embalado automaticamente
11 – Caixas para transporte
12 – Câmara fria

A – Adição de frutos ao gelado
B – Mistura dos frutos
C – Túnel de congelação