2012-01-31

O carro que dobra

O Hiriko, um carro elétrico de dois lugares, que dobra, foi apresentado no passado dia 24 de Janeiro à Comissão Europeia.

Espanha vai começar a produzir o carro no próximo ano. O carro tem aproximadamente o mesmo tamanho que um Smart, mas pode encolher-se e ficar ainda menor quando estacionado.
O Hiriko, que significa "carro urbano" em basco, é uma criação de pesquisadores do MIT Media Lab, e é projetado para atender às necessidades dos cada vez mais congestionados estacionamentos nos centros urbanos.

Espanha planeia produzir os veículos e alugá-los aos moradores. O preço de venda estimado do veículo é de cerca de 16.350 dólares.






2012-01-22

Lista de Smart Cities on the planet!


Boyd Cohen tem estudado as chamadas Smart Cities. Um tema atual, com potencial mediático e que nos faz parar para ver do que se trata e tentar perceber se a nossa cidade também se poderá enquadrar nas ditas Smart Cities. Segundo o próprio, não é fácil definir o conceito de "Smart Cities".  Encontrou uma definição própria, que o deixa mais satisfeito do que a tradicional definição. Assim, Smart Cities são cidades que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para aumentar a eficiência e uso inteligente dos seus recursos, tendo como resultado a redução de custos e energia, melhoria do desempenho na prestação de serviços aos cidadãos e melhoria da qualidade de vida, assegurando simultaneamente, uma redução da pegada ecológica. 
A sustentabilidade destas cidades deverá ser assim baseada na inovação e nas boas práticas ambientais.


A partir de um conjunto de estudos sobre ambiente, qualidade de vida, inovação e outros, fez um ranking global das smart cities. Ficam listadas as cidades que compõem esse classificação:


10.ª - Barcelona;
9.ª - Hong-Kong
8.ª - Copenhaga;
7.ª - Berlin;
6.ª - Tokio;
5.ª - Londres; 
4.ª - Nova Iorque;
3.ª - Paris;
2.ª - Toronto;


A primeira cidade do ranking surpreendeu o autor, não só pela sua discrição, mas também por ter sido a única cidade a obter uma classificação no top 10 em todos os fatores avaliados. Não será menos importante a definição de um conjunto de programas de melhoria de médio/longo prazo que envolvem toda a sociedade.


Esta cidade é VIENA.       

2012-01-20

Livro " O Processo de Inovação"


Cá está um livro que me parece bastante apelativo e onde são abordadas, de forma prática, as principais etapas do processo de inovação, particularmente nos contextos industrial e de serviços.
Mal posso aguardar por saborear do seu conteudo.
Mais sobre o livro.

2012-01-18

Eastgate - Harare


Este é o edifício Eastgate, em Harare. Foi concebido pelo arquiteto Mick Pearce, e foi a resposta a um desafio colocado por um cliente, que pretendia um edifício de escritórios sedutor e funcional, mas que não tivesse sistema de ar condicionado.

Um desafio interessante e improvável, pois as temperaturas em Harare podem ser elevadas. Mick concebeu o edifício com base nos seus conhecimentos dos ninhos de térmitas, onde conseguem manter uma temperatura constante de 30ºC (em locais onde a temperatura pode ir dos 37ºC de dia até aos 4.ºC de noite), de modo a permitir o cultivo de um fungo que lhes é essencial. Mick conseguiu, sendo inaugurado o edifício em 1996, permitindo aos proprietários a poupança de 10% na conta de energia e grandes poupanças em aparelhos e sistemas de ar condicionado.

Fonte: O efeito Medici de Frans Johansson

2012-01-17

Ciberdúvidas, 15 anos! Parabéns!

O ciberdúvidas.com fez 15 anos em prol da língua portuguesa! Um projeto interessante que começou como um prontuário da lingua portuguesa on-line, mas que paulatinamente tem seguido um caminho que o torna numa referência para quem tem dúvidas na língua de Camões.
Parabéns ao ciberdúvidas, que continue a esclarecer todos os que pretendem esclarecer as diversas dúvidas que vão surgindo. Que seja uma boa ajuda na compreensão das regras do novo acordo ortográfico e que ajude a unificar uma língua, tornando-a mais forte e os seus falantes mais unidos.

2012-01-14

Petição espanhola para financiar ciência através dos impostos


Longe vão os tempos em que se dizia que "de Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos!". Este é um caso claro de bons ventos que vêm de Espanha. Assim se queira seguir o exemplo:
Em 10 dias foram mais de 107.000 assinaturas para que, à semelhança dos 0,5% que por cá se podem canalizar para a solidariedade,  possam canalizar 0,7% dos impostos para a investigação e desenvolvimento.
Pode-se ver mais nesta notícia: Petição espanhola para financiar ciência através dos impostos:

2012-01-10

Deslumbrante

Criatividade sobre rodas: 1200 bicicletas empilhadas? Labirinto 3D? É possível fazer mais do que cavalinhos com as bicicletas!



Taipei Fine Arts Museum: Forever Bicycles:
Fonte: http://www.fastcodesign.com/1665720/ai-weiwei-piles-1200-bikes-on-top-of-each-other-for-dazzling-effect

2012-01-03

Boa ciência em Portugal em 2011


Em qualquer início, a positividade é importante. Neste ano que agora começa, em que o medo parece estar presente em muitos portugueses, esta positividade é ainda mais relevante. Ficam aqui duas listas que evidenciam a capacidade dos portugueses e a sua intervenção no melhor que se faz ao nível da ciência.

A Ciência Hoje elaborou uma lista das descobertas científicas mais relevantes em 2011, segundo os seus leitores. Resumidamente, foram:
* A experiência relacionada com a velocidade dos neutrinos;
* Produção de fígados humanos a partir de células estaminais;
* Descoberta do planeta kepler-22b, potencialmente "habitável";
* Nova vacina contra cancros e contra sida;
* Testes de deteção precoce da doença de Alzheimer.
Pode-se ver mais detalhe em Leitores de CH elegem as mais importantes descobertas científicas de 2011

O Público, após contactar várias universidades portuguesas, também elaborou uma lista com alguns dos aspetos mais relevantes da ciência portuguesa:
* Estrelas de matéria escura
Vulcão origina explosão de vida no mar
* Cerâmica para gerar energia
* Diagnosticar a doença de Alzheimer sem erros
* Testar o aquecimento global num ribeiro
* Automóvel que anda sozinho
* Grafeno
* Aerogéis contra frio de Marte
* Sequenciar genomas é mais barato
* Regeneração de tecidos em marcha
Pode-se ver mais detalhe em: dez exemplos que mostram a qualidade da ciência nacional em 2011

Vamos confiar que a ciência e o conhecimento continuam a ser uma aposta forte em 2012.