2012-03-16

citações: Tom Peters

Reverse usual focus: 
Spend a day working on "things gone right"--make 'em even "more right."


Quantas vezes nos concentramos na melhoria dos nossos pontos fracos? O que será mais importante? Tornar menos fracos os pontos fracos ou tornar mais fortes os pontos fortes?

2012-03-13

Ana Bernardes: o chocolate das organizações!



A que sabe o chocolate? Chocolate: o talento nas organizações + Ana Bernardes!

A Ana Bernardes teve um papel fundamental na organização do seminário "A que sabe o chocolate?". Depois de a ter como formadora numa magnífica formação de Gestão das Emoções, tive o gosto de a ouvir falar sobre talentos nas organizações, e sobre as ferramentas que estão disponíveis para nos ajudar num desafio hercúleo: a gestão de pessoas. Toda a apresentação foi interessantíssima, mas a história que ficou está relacionada com a inspiração do seminário: a Sachertorte.
Na sua estadia na Aústria, enquanto colaboradora de uma empresa de recursos humanos, a Ana ganhou uma afeição especial por este doce. Porquê? Sempre que conseguiam cumprir com objetivos ou obter resultados interessantes, era colocado um destes Sachertorte na secretária do visado. Esta situação tinha um simbolismo próprio. Significava reconhecimento pelo trabalho feito; significava feedback positivo; significava motivação para projetos futuros; significava atenção ao trabalho realizado. Tudo isto sem a troca de qualquer palavra. O que é absolutamente fabuloso. Demonstra que há formas simples de comunicar e que o reconhecimento é fundamental e tem várias formas.


A Ana ainda nos presenteou com uma frase que devia ser alvo de reflexão


"Identificar o potencial obriga a ver para além do óbvio! O conceito de potencial depende de organização para organização, mas está sempre associado a novos desafios."
Ana Bernardes



2012-03-12

Susana Serrano: talentos dentro de portas!



A que sabe o chocolate? Chocolate: o talento nas organizações + Susana Serrano!

No seminário "A que sabe o chocolate?" foi apresentado um caso interessante da importância da gestão de pessoas na empresa Aquinos, decorrente de um projeto de Lean Management. Susana Serrano deliciou os participantes com a sua apresentação. Fiquei com duas pequenas histórias retidas, pois estão relacionadas com oportunidades que existem e, que muitas vezes, não são aproveitadas:

  • Sabendo que havia um operador de máquina que estava a tirar um curso superior na Universidade de Coimbra, foi feito o convite para abraçar um desafio diferente que lhe permitisse complementar a sua formação com as funções na empresa. Depois de uns dias na função, veio declinar a oportunidade, dizendo que era melhor trabalhar das 6h00 às 14h00. Não conseguia deixar de pensar nos problemas da empresa desde que tinha iniciado estas funções, e não queria isso para a sua vida. Claro que a sua decisão foi aceite...
  • Um dos elementos do projeto, com funções de inspetor da qualidade, sem formação superior e com experiência de casa, demonstrou muita dinâmica, levando os problemas para casa, pois tinha que exercer as suas tarefas "normais" na empresa. Era habitual aparecer com propostas de soluções ou protótipos feitos por ele nas suas horas livres, o que apresentava com entusiasmo aos colegas. No momento do seminário, era coordenador de um programa de melhoria da empresa e já coordenava 3 pessoas neste novo desafio.
É bom ver este último exemplo e perceber que há organizações que estão atentas aos talentos que têm perto de si.

2012-03-08

Sandro Alves recebe Prémio Pulido Valente Ciência 2011



O cientista Sandro Alves recebe Prémio Pulido Valente Ciência 2011: um prémio para alguém que, desde cedo, demonstrou um carinho e dedicação enorme à ciência. O Sandro é alguém que, desde novo, sempre esteve disponível para ajudar todos os que o têm rodeado. Sempre com grandes capacidades de sociabilização, contraria o arquétipo de rato de laboratório. Fez parte de escolas de samba, de tunas académicas e encontrei-o algumas vezes a usufruir dos tempos de estudante. Esta é apenas mais uma forma que encontrou de ajudar as pessoas, com o que sempre demonstrou ser a sua grande paixão, a ânsia por saber mais. Tendo eu informações privilegiadas sobre o seu comportamento na secundária, não me admira que tenha obtido este prémio e outros que têm marcado a sua vida.
Prova a nobreza do seu caráter ao doar o seu prémio para instituições da sua Mealhada, permitindo comprar 4 cadeiras de rodas para quem necessita.
Bem haja Sandro Alves! Que a vida te permita alcançar os teus objetivos!
Abraço!

Público: Sandro Alves: um investigador em Paris a desbravar caminho na neurociência

2012-03-04

João Magalhães: o número mágico para o sucesso!

A experiência medida em horas de voo
A que sabe o chocolate? Chocolate: o talento nas organizações + João Magalhães!

O João Magalhães, por enquanto, não é tão mediático como o João Garcia. Mas é igualmente um excelente comunicador, como se pode confirmar pelo seu desempenho no TEDx de Aveiro de 2011: http://www.youtube.com/watch?v=qPUZf5EIYEM.


Sempre que existe a oportunidade de assistir a uma das suas apresentações, em diferentes contextos, aprendo algo. No seminário do chocolate veio falar de talento e de liderança. Um dos temas que abordou foi o talento. Fiquei a processar esse dia, um número mágico. A saber: 10.000!  Sim, 10.000 horas! 10.000 horas de prática apaixonada para se tornar um mestre de qualquer assunto. Isto acarreta boas notícias e más notícias:
As boas primeiro: O talento depende essencialmente do treino, da prática! Assim, e tirando os casos de limitações físicas (começar aos 40 anos a treinar para ser campeão olímpico dos 100m é, provavelmente, um objetivo discutível), podemos dizer o mesmo que Obama disse "Yes, we can"
As más notícias são que o dom com que nascemos, não chega. Podemos ser génios, podemos ter um dom, mas se não o trabalharmos, dificilmente teremos sucesso. Mas se formos apaixonados pelo tema, é aliciante ter que trabalhar 10.000 horas em determinada atividade!
Um estudo realizado nos EUA concluiu que a maioria das pessoas de sucesso, tem o QI semelhante ao resto da população. Para saber mais sobre este número mágico associado ao talento, podemos ler:

2012-03-03

João Garcia: alpinismo, necessidade e engenho




A que sabe o chocolate? Chocolate: o talento nas organizações + João Garcia!

Com temáticas interessantes e atuais, tive a oportunidade de ouvir o alpinista João Garcia. Tem uma história de vida completamente fascinante. Digna de um filme. O que conto aqui, contado pelo João Garcia na primeira pessoa, é muito mais emocionante. Temos à nossa frente o homem que viveu as situações e ultrapassou os obstáculos. É uma oportunidade extraordinária poder escutar alguém com esta experiência de vida. Parecia estar a reviver leituras de aventureiros que exploravam muito do mundo desconhecido, em diferentes épocas da história. 

O João Garcia percebeu, desde cedo, que seria um aventureiro.  O apelo pela aventura já era grande, aos quinze anos, e mantém-se. Começou com uma viagem de bicicleta de 4 dias à Serra da Estrela, e continua com projetos interessantes para o futuro. Pratica um desporto em que os limites são experimentados frequentemente. A integridade física e a própria vida podem ser postas em causa, como consequência de menor preparação ou falta de planeamento (entre outros fatores). Desde cedo que identificou a sua criatividade e capacidade de pôr essa criatividade em prática. 

Uma das várias histórias que partilhou connosco e que me fascinou, resultou da sua necessidade de aproveitar os media financiar as suas aventuras. O primeiro contato direto e intenso com a imprensa, resultou do seu falhanço na escalada do monte Everest, em 1999. Foi o catapultar do seu mediatismo, embora pelas piores razões. Todas as vezes que tivera sucesso não tinham atraído a imprensa. Agora que falhara, que havia drama e sangue, a imprensa apareceu e não o largou. Depois de resolver esse problema consigo próprio, e encurtando o percurso de alguns anos a algumas linhas, resolveu o problema da imprensa consigo próprio. A imprensa é importante para o atingir os patrocínios que são importantes para atingir os seus objetivos.

A inovação 
Depois de obter o patrocínio de um banco, precisava de manter a "chama do interesse" da imprensa acesa. Mas o facto de ir alcançando os cumes a que se tinha proposto, fez com que a vitória, o alcance do cume, deixasse de ser motivo de notícia, passando a ser rotina. Como o próprio citou, "Good news, no news". João Garcia apercebeu-se que tinha que fazer alguma coisa. Uma das situações, passava por levar uma câmara de filmar durante o processo de subida ao cume. Assim, as imagens seriam disponibilizadas muito mais rapidamente e não teria alguns dos problemas de recuperação por que passou, quando teve a necessidade de passar rapidamente as imagens para a imprensa. Mas o material de filmagem era muito pesado. Conta que falou com algumas pessoas e abordou a FEUP para o desenvolvimento de material que poderia ter um peso máximo de 200g, de forma a não interferir com o seu desempenho, desafio que foi rapidamente aceite e alcançado. Consegui-se passar da necessidade de utilização de equipamento pesado, para a utilização de equipamento leve, que permitia o envio de imagens do cume para o acampamento base, de forma a que o jornalista editasse as imagens e pudesse fazer o "direto", respondendo ao mediatismo que a sociedade atual exige, e assegurando a maior satisfação dos patrocinadores.

2012-03-01

Casa Modular Eco-Sustentável!


A inovação está presente até nas áreas mais tradicionais. Mesmo em tempo de crise, a Cool Haven apresenta uma casa modular, com grande versatilidade e tempos de construção reduzidos, tendo sempre a preocupação de assegurar o conceito de sustentabilidade em todas as soluções apresentadas. O conceito foi desenvolvido pela Cool Haven, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Ver mais em:
Vem aí a ‘casa de Lego’ para adultos!
www.coolhaven.pt

Fica também um filme promocional da Casa Modular Eco-Sustentável: