2012-04-24

seis regras de ouro?



Rudyard Kipling, mestre de contos curtos e prémio Nobel, dizia: "Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: O quê?, Porquê?, Quando?, Como?, Onde?, e Quem?". Mr. Kipling, se me permite, atrevo-me a acrescentar o "Quanto?" para tornar ainda mais efetiva as suas regras. É que o número 7 é místico e esta regra completa perfeitamente as suas.
Outro colega seu, diz algo que deve ser motivo de reflexão, e que pode complementar as suas regras: "A regra de ouro é que não há regras de ouro.". Esse seu colega foi o igualmente ilustre George Bernard Shaw. Agrada-me!

2012-04-22

4.º Encontro com a Educação - Inovação e Empreendedorismo

Ontem foi dia de encontro com a educação. Foi dia de encontro da educação com o empreendedorismo. Grandes oradores e um tema que quanto mais cedo for incorporado no DNA das comunidades e das suas estruturas, mais cedo apresentará resultados importantes. A mudança cultural exigida para uma sociedade mais empreendedora, exige sangue suor e lágrimas, como diria Churchill. Exige ainda outras caraterísticas fundamentais e que contrariam a tendência dos valores atualmente estabelecidos, como por exemplo a aversão ao fracasso. Thomas Edison, inventor conhecido por ter criado a lâmpada (símbolo amplamente usado para a identificação de uma ideia) e por ter um enorme conjunto de patentes, quando questionado se tinha falhado cerca de 2000 vezes antes de criar a lâmpada, respondeu que tinha sido um processo de desenvolvimento com 2000 etapas.
Agora, é tempo de passar à ação, e o município da Mealhada já o está a fazer com um projeto de ensino de empreendedorismo na escola, em colaboração com uma organização (Junior Achievement) que ensina a empreender.
Ao final do dia, e depois de ouvir pessoas de referência na área, vi consolidada a convicção que o empreendedorismo e a capacidade de transformar ideias em inovação depende muito mais das pessoas e das atitudes que têm perante a vida do que qualquer outro fator.
Para isso, temos que pensar se queremos, enquanto comunidade, enquanto nação, fazer a transição exigida, e que pode ser resumida no quadro do Professor Ernani Lopes:

O exemplo apresentado pela organização, a empresa Materialab, mostrou-nos uma empresa com reconhecimento nacional e internacional, em que Carla Matos, a responsável pela empresa, demonstrou preocupações sociais e disponibilidade para avançar com alguns projetos nesta área louváveis. Que haja mais exemplos deste calibre e que haja o bom senso e a justiça de os destacar, promovendo-os como inspiradores para outros potenciais empreendedores.

Que estes projetos do município da Mealhada sejam profícuos nos resultados, permitindo ter um concelho melhor, uma região melhor e um pais melhor. 

2012-04-19

Recursos Humanos: as palavras contam!


As a name, “HR” has one thing going for it: It’s better than “Personnel.”
I want a new title!
How about Talent Department?
How about Center of Talent Excellence?
How about Seriously Cool People Who Recruit and Develop ...Seriously Cool People?
Words matter!
Tom Peters
Claro que importam! As palavras são importantes!
Gosto de Direção de Talentos! Talvez também Direção de Génios! Ou ainda Coordenação de Competências! Gestão de Mentes Maravilha! Sem esquecer a equipa e trabalho em conjunto: 1+1=100; ou Direção da Felicidade! Agrada-me este último. Se os colaboradores estiverem felizes, aumenta o nível de felicidade dos clientes. O que provavelmente se traduzirá em cash, o que fomenta a felicidade dos acionistas. Será tão simples assim?

2012-04-18

algas fomentam sustentabilidade

OriginOil: aqueça a casa ao puxar o autoclismo
Dificilmente me lembraria de algas para aquecer a casa. Mais, dificilmente me lembraria desta funcionalidade com base em descargas de autoclismo. O processo de tratamento das águas residuais por algas é mais evidente. Mas neste caso, as algas aparecem com dupla função: aquecer a casa via descargas de autoclismo e tratamento de águas. Será uma solução de futuro? Deverá ser uma solução a analisar pelos arquitetos, sempre que estão a conceber uma habitação? Contribuirá para a autonomia energética de uma habitação? Vamos esperar para ver como irá evoluir.
OriginOil: aqueça a casa ao puxar o autoclismo | Green Savers:

2012-04-10

medo não, receio! ou preconceito?


Todos nós temos medo de alguma coisa. Não ter medo é do foro patológico e deverá ser alvo de análise clínica. Esse medo é muitas vezes, resultado de pré conceitos e da forma como nos moldam na infância, ou da forma como nos marcaram certos momentos na vida. Quando falamos de inovação, falamos de medos ou receios, dependendo do nosso estado de espírito, de ansiedade, comodismo, preconceitos e de empatia. É natural ter medo. Mas o esperado é ultrapassar os nossos medos. Há quem diga que esse é o verdadeiro significado de coragem! Claro que é muito mais fácil falar do que pôr em prática. Pôr em prática exige esforço e disciplina. Depois de ver o filme, é claro para mim qual seria a minha atuação. Academicamente falando! Porque na prática, e confrontado com uma situação destas, não faço ideia de como reagiria.



É caso para dizer: Arrisca miúdo! Vale a pena!
Ou como diria o poeta: "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena!

2012-04-03

Partilhando, crescemos!



Das crianças, diz-se que são os mais criativos, a quem pretende alargar os seus horizontes, obter novas perspectivas e estimular a sua própria imaginação e criatividade recomenda-se o convívio regular com elas.
Este pequeno vídeo foi feito a pensar nas crianças, mas podia muito bem ser direcionado as empresas/organizações que pretendem desenvolver uma cultura de inovação. A mensagem é extremamente simples e eficaz;
A partilha de ideias e o recurso a equipas multidisciplinares gera novas e melhoradas ideias. Mantendo o espírito aberto e explorando novos contributos é possível criar algo ainda melhor do que originalmente planeado.