2012-11-30

Prémio "Criatividade e Inovação" para Federação Portuguesa de Futebol


O futebol profissional já foi um desporto. Hoje, muitos dizem que é um negócio. Por aqui, preferimos ver o futebol como um espetáculo. Um espetáculo de massas com um mediatismo inquestionável.

Para ser um bom espetáculo, há preocupações que devem ser consideradas: a preocupação com os seus diversos atores (jogadores, dirigentes, patrocinadores, ...) com o seu enquadramento e contributo para o todo; a organização; a criatividade; a gestão de talentos, a comunicação e marketing e a questão financeira.

Todos reconhecemos ao futebol português a sua importância como negócio, como impulsionador da marca Portugal e como um dos motivos de orgulho em Portugal, de motivação e de esperança. Nos últimos anos tem tido sucesso ao nível desportivo e financeiro e tem sido reconhecido por todos. Agora, a UEFA vem reconhecer a sua capacidade ao nível da criatividade e inovação.

Têm sido dada uma relevância grande à criatividade e inovação, por se considerar que a aposta nestas áreas poderá ser uma forma de aumentar a competitividade das organizações portuguesas tornando-as mais capazes de competir em qualquer local. Mais uma vez, o futebol vem dar o exemplo. É possível ser criativo e colocar essa criatividade ao serviço do espetáculo. A cooperação entre a Federação Portuguesa de Futebol e o Continente tem dado resultado no aumento de público nos campos.

Mais um exemplo que confirma que "Inovar Faz Bem".

Ver mais em Futebol 365, ou em Mais Futebol ainda em a Bola, n'o Jogo ou no Expresso.

2012-11-28

Insistir ou desistir?


Hoje resolvi levantar algumas questões relacionadas com a apresentação de novas ideias que espero tragam alguma reflexão e muitos comentários com a vossa visão do assunto.

No inicio quando a ideia surge tudo pode parecer fantástico, colorido e com um potencial enorme, mas a verdade é que à medida que a ideia se vai desenvolvendo o nível de entusiasmo vai diminuindo, surgem as primeiras dificuldades, as vozes mais criticas começam a ouvir-se alto, o desgaste começa a apoderar-se dos promotores da ideia/protejo e de repente todo o colorido é uma grande zona cinzenta onde tudo pode acontecer. De um lado o sucesso do outro um grande flop! A linha que os separa pode ser ténue...

Quantas vezes já não ouvimos dizer “ o importante é não desistir” ou “desistir jamais”
Muitos empreendedores, cientistas e inventores, relatam-nos que na sua caminhada até ao sucesso foram desencorajados, desacreditados e até considerados lunáticos pelas suas ideias audazes e inovadoras.
De alguma forma eles ousaram continuar a acreditar na sua ideia/invenção/produto/serviço, e conseguiram converte-la(o) em sucesso, elevando o seu status de lunático a visionário.

Basta então acreditar na nossa ideia para que ela se torne um sucesso?
Afinal, serão estes casos a normalidade ou a excepção? Como diz o velho ditado “dos vencidos não reza a história.”

Acredito que quando as dificuldades surgem devem de ser encaradas como uma oportunidade de fortalecer e dar robustez ao protejo  acredito que a busca de soluções para ultrapassar essas dificuldades é o caminho criativo onde ocorrem as descobertas menos esperadas, é onde o insolúvel pode ser solucionado.

Mas será que devemos insistir contra tudo e todos? Ou devemos aprender a reconhecer quando é tempo de abandonar a ideia?  

2012-11-17

A Caixa de Pandora da Apple

fonte: revoluçãodigital.net
A Apple abriu a Caixa de Pandora das Patentes. Durante alguns anos, a Apple disparou em todas as direções, contra tudo e contra todos os que poderiam ter alguma solução tangente às suas próprias soluções. Durante algum tempo, foi resultando, com decisões jurídicas favoráveis, como se pode ver em patentes ao rubro. No entanto, esta estratégia semeada pela Apple, tem colhido frutos, mas começa também a colher tempestades que aparentam começar a abanar as estruturas (visto de fora).
Entre as tempestades temos:
  • relógios suiços: 21 Milhões de Doláres pagos à empresa de caminhos de ferro suiços. saber mais aqui ou aqui.
  • Motorola: "A United States International Trade Commission (ITC) é uma organização independente que para além de regular a qualidade de produtos nos EUA também examina patentes e está a investigar a Apple por alegadas violações de uma patente pertencente à Motorola Mobility." saber mais aqui.
  • Samsung: Apple repete pedido de desculpas: saber mais aqui ou aqui.
  • México: iFone expulsa iPhone saber mais aqui ou aqui.
  • (...)
A Apple, adepta deste jogo de tiro ao alvo, começa a ser bombardeada por todos os lados. Nem sabem de onde é que elas vêm. O "tiro à Apple" começa a ser um desporto global e que está na moda. Já começam a surgir alguns indicadores que deverão ser tidos em consideração, como a informação da IDC que diz que a Apple está a perder terreno no mercado dos tablets. Falta saber se é uma situação pontual ou se representa a mudança de líder nos próximos meses.

Todos sabemos que a existência da Apple tem sido feita de altos e baixos. Mas sempre muito dependente do génio de Steve Jobs. Steve Wozniak tentar minimizar os danos, com declaração de guerra à guerra das patentes, mas a tendência parece ser orientada para um aumento do número de adeptos do desporto "Tiro à Apple".

Ficam algumas questões:
i. Terá a empresa da maçã trincada capacidade, arcaboiço e resistência para jogar este jogo? 
ii. Foi simples abrir a Caixa de Pandora, mas conseguirá fechá-la?

2012-11-14

O Qatar, a Índia e os projetos de Portugal na matemática.


O conhecimento é um fator de competitividade dos países e das organizações. O Qatar está ciente disto e uma das iniciativas que desenvolveu para passar de uma economia baseada no petróleo para uma economia baseada no conhecimento foi o prémio WISE, (World Innovation Summit for Education), entregue numa conferência organizada pela Fundação Qatar.

Este ano, o prémio foi atribuído a uma organização indiana que atua junto de crianças a partir dos 3 anos e vai até jovens em idade escolar. Ver artigo em Prémio WISE para organização indianaMeritório. 

Em Portugal também há ações meritórias ao nível do ensino. A notícia do site Ciência Hoje (aprender matemática a brincar), diz-nos que foi lançado um site para combater o insucesso escolar na disciplina de Matemática, como se pode ver na notícia do site:

"O Grupo Universitário de Investigação em Auto-regulação da Universidade do Minho (UMinho), lançou recentemente um site para combater o insucesso escolar dos alunos do Ensino Básico na Matemática. A plataforma gratuita conta com o acompanhamento de tutores virtuais e inclui milhares de tarefas interactivas, nomeadamente jogos didácticos e exercícios de exames nacionais e internacionais. O objectivo é mapear as condições de (in)sucesso neste domínio.

A página contém aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de matemática do 5.º ao 9.º anos, que serão testadas em várias escolas de Portugal e em diferentes condições de aprendizagem. A plataforma inclui também problemas com pistas, feedback e propostas de resolução, possibilidade de marcar e de realizar os trabalhos de casa na aplicação e ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem.


O desempenho escolar nesta área do conhecimento é uma preocupação “crescente” junto da comunidade educativa. “Estamos todos preocupados com o elevado insucesso escolar e o correspondente abandono escolar precoce. Sabe-se que a literatura aponta a promoção do sucesso desta disciplina e a utilização corrente das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na actualidade”, sublinha Pedro Rosário, coordenador do projecto e vice-presidente da Escola de Psicologia da UMinho, que teve o apoio do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

“É importante perceber de que forma as novas tecnologias contribuem para o sucesso escolar neste domínio”, acrescenta."

A minha modesta proposta seria que solicitassem o apoio a alguém do marketing, ou da gestão de marcas, para permitir que alguma mente desperta ajudasse na procura de um nome apelativo. Suponho que Hypatiamat não será muito convidativo. Tirando alguns "professores pardais" e alguns fanáticos da Matemática, que acredito que tenham motivos para vibrar com o nome, não vejo muito mais gente motivada pelo nome. Poderá até ter o efeito perverso de dissuadir as pessoas a consultar o site, pois não é com facilidade que se retém o nome. Estes pormenores (ou pormaiores), podem ter uma grande importância no sucesso ou insucesso do projeto. A entrada de outras competências, que não só as da disciplina da matemática podem ajudar a que haja um projeto vencedor. 

No caso do Explicamat, do tutor digital ExplicaMat, outra plataforma que usa o Youtube, parece que o nome não é problema e que tem tido um sucesso interessante, depois de ter visto que a Khan Academy também usava vídeos para as suas explicações.

Há ainda outros projetos com objetivos semelhantes, que merecem destaque, como se pode ver no post Milagre na matematica: o projeto Aleph, ou metodologias diferentes, como é mostrado em  Aprender pouco é o segredo das boas notas, ou ainda o jogo online Math Survivor, desenvolvido pela Associação de Empresários pela Inclusão Social e a Fundação Vodafone Portugal. Tudo o que possa contribuir para o aumento das competências e conhecimento, só pode ser bem vindo.

Agora, falta apenas mudar a consciência, a cultura e a atitude perante a Matemática. Pais, professores e filhos têm que mudar algo. O modelo do sangue, suor e lágrimas tem que estar presente. Tem que ser claro o conceito "no pain, no gain", no sentido do sacrifício. A tecnologia ao dispor é importante, se for bem trabalhada.

Simples, não?

2012-11-09

Curiosidades: vacina oral; benefícios do vinho; Eletricidade sem fios.


"Até ao infinito e mais além" (Buzz Lightyear)

"A curiosidade, instinto de complexidade infinita, leva por um lado a escutar atrás das portas e por outro a descobrir a América." (Eça de Queirós)

Novos mundos:
  • Cientistas portugueses desenvolveram vacina oral contra a hepatite-B *Link aqui
  • Benefícios do vinho tinto: também ajuda a emagrecer? *Link aqui
  • Eletricidade sem fios? *Link aqui