2013-03-10

Setores tradicionais em alta

Salsa: Push Up
Saiu uma notícia no JN a salientar o resultado atual de um grande trabalho que tem sido desenvolvido por vários atores nos últimos anos (Têxtil recupera e está no topo das exportações). Um resultado extraordinário e que vem mostrar que tem valido a pena a restruturação que tem sido feita em setores tradicionais. O setor têxtil é apenas um exemplo da necessidade que houve de restruturar uma estratégia de atuação fundamentada em baixos custos de mão-de-obra como fator crítico de sucesso. Atualmente, existem vários exemplos que comprovam que as empresas que trabalham a inovação e que se especializam em nichos específicos de mercado, associados ao aumento de percepção da qualidade dos têxteis portugueses e ao aumento da força da marca (branding) realizado por cada empresa, mas também de uma forma conjunta e organizada, fazem com que este setor, com cerimónias fúnebres marcadas para a década 90, tenha sobrevivido, dado a volta por cima e seja, atualmente, uma referência e um modelo para as demais indústrias portuguesas. Um exemplo claro da importância da Investigação, Desenvolvimento e Inovação e do marketing no sucesso das empresas. 
____________________
Felizmente, há vários outros casos de sucesso, como o setor do calçado, a indústria conserveira, o setor dos vinhos entre outros, que têm demonstrado uma dinâmica bastante interessante e uma capacidade muito boa de dar a volta a áreas vistas, em determinados períodos, como pouco competitivas e com futuro negro. Ainda bem que têm conseguido dar a volta por cima. Espero que continuem a apostar na Inovação, pois este é o caminho que poderá dar maiores frutos. Alguns destes frutos são observáveis a curto prazo, e servem de motivação para continuar, o que será importante para consolidar resultados mais consistentes ao nível da inovação, ou seja, com reflexos financeiros. 
____________________
Alguns artigos interessantes:
Têxteis e calçado: quem vai à frente na inovação e exportação?
Vinho sem alergias
Prémio no calçado português
O tradicional inovador

2013-03-04

Super Heróis da Virgin ou a Gestão segundo Richard Branson


Já todos conhecemos Sir Richard, o excêntrico e britânico criador de marcas e homem devoto da ação. Já falámos dele no post A Virgin do Richard Branson e em subir árvores para ultrapassar o medo! Foi revigorante reler o livro "A gestão segundo Richard Branson", que continua a ser uma referência no mundo do marketing e dos negócios. Ficam o resumo do livro com o que o autor do livro (Des Dearlove) identificou como sendo os 10 segredos do maior criador de mundial de marca:

01. Escolha alguém maior do que você.
02. Mantenha-se sempre na crista da onda.
03. Regateie, porque tudo é negociável.
04. Transforme o trabalho num divertimento.
05. Faça tudo pela sua marca.
06. Sorria para as câmaras.
07. Não lidere carneiros, recrute gatos.
08. Seja mais rápido que uma bala.
09. Saiba que o tamanho importa.
10. Nunca perca o bom senso.

Fiquem com este vídeo da virgin atlantic. Vale a pena ver os 2:01 minutos que dura.