2014-04-30

Soluções Ideais


Há convites que surgem de forma inesperada e que são excelentes oportunidades para reforçar relações e conhecer melhor as organizações. Este convite veio do Diretor Geral do grupo Soluções Ideais, Rui Guedes, no sentido de animar uma tarde de apresentação de resultados trimestrais, aproveitando para debater alguns temas importantes para o caminho de crescimento que a Soluções Ideais está a trilhar. Há decisões que estão tomadas antes de decidirmos e claro que fui a este evento especial.Valeu a pena!!!

Ir à Figueira da Foz é sempre motivo de boa disposição. Ir partilhar algumas experiências e conhecimentos com uma empresa que admiro, aumenta em muito esta boa disposição. A tarde começou com um rancho, a que chamei de forma abusiva e errónea feijoada, nome que foi de imediato criticado de forma veemente pelo cozinheiro designado e pelos seus companheiros de luta. Tive que concordar que foi interessante ver o apoio imediato dos seus companheiros, defendendo a sua dama com vigor. Como o Rui disse, partilhamos o gosto pela gastronomia, na ótica do utilizador, o que me dá um conhecimento mais limitado nos nomes técnicos de determinados pratos, nomeadamente nos pratos em que a semelhança é grande. Passado um prato de rancho bem servido e um copo de tinto cuja origem desconheço, mas bom de beber, todas as diferenças na terminologia gastronómica foram ultrapassadas.

Depois disto, chegou a hora de nos divertirmos de forma séria. A brincar chega-se sempre mais longe e, depois de debatermos alguns temas relacionados com a criatividade e a inovação, e de que forma podemos ganhar com a sua aplicação num setor digno de uma selva, como é o setor imobiliário, encontramos 122 ideias passíveis de melhorar algumas áreas de intervenção da Soluções Ideias e de se transformar em projetos interessantes. Numa primeira análise muito a frio, verificou-se a existência de algumas com potencial de tornar o dia a dia dos colaboradores da empresa e dos seus clientes mais divertidos, não deixando de estar orientado para a solução dos desafios que os clientes colocam.

Este foi o início de uma etapa e sei que haverá tempo e momentos para analisar cada uma das ideias e do seu potencial, dando-lhes o tempo necessário para a construção de projetos interessantes e valorizados pelos clientes, como já acontece com dois dos seus projetos bandeira nesta área: porta aberta, carta fechada e casa 150 (ver mais em http://www.solucoesideais.pt/)

Compreendi o porquê da empresa estar a crescer mesmo em momentos de crise e das dificuldades próprias de um setor muito fustigado pelas dificuldades económicas e financeiras. Não só a preocupação em promover a inovação na sua organização, mas também a preocupação de manter a motivação dos seus colaboradores e parceiros, assegurando que estes mantém a iniciativa e a vontade de fazer mais. A apresentação dos resultados trimestrais e da valorização dos seus colaboradores com vários prémios por área de negócio, assim como a partilha dos motivos que cada um considera que os levou a ser bem sucedidos, foi um momento de partilha e aprendizagem muito interessante para todos os presentes na sala.

Bem haja pela oportunidade que me deram de participar neste vosso evento e sempre que considerarem interessante a minha participação, disponham!
 

2014-04-01

Porque é a Disney Mágica?


Quando falamos do Mundo Disney, a magia anda no ar! Walt Disney, despedido de um jornal com a justificação de que era uma pessoa pouco criativa, criou o Império Disney. Este Império vive dos sonhos, da alegria, da magia. É pertinente e legítimo perguntar porque é a a Disney Mágica?

Lee Cockrell, responsável pelas operações da Disney durante vários anos, partilhou connosco o segredo. Todos os colaboradores percebem o princípio fundamental, desde o primeiro dia de trabalho: "Não é a magia que faz com que funcione; é a forma como funcionamos que o torna mágico.". Esta é a sua verdade, mas acredito que é aplicada, consciente ou inconscientemente, em todas as organizações mágicas.

Para fazer com que o resultado pareça autêntica magia, Lee Cockrell partilhou os dez princípios que seguiu durante a sua caminhada neste mundo mágico: 

1.º Lembre-se que todas as pessoas são importantes!
2.º Quebre os padrões!
3.º Transforme as pessoas na sua marca!
4.º Crie magia através da formação!
5.º Elimine os contratempos!
6.º Aprenda a verdade!
7.º Queime o combustível gratuito!
8.º Mantenha-se na vanguarda!
9.º Seja cauteloso com o que diz e o que faz!
10.º Desenvolva o carácter!

Estes princípios são universais para quem quer tornar a sua organização mágica!
A sua organização é mágica? 
Conhece exemplos de organizações mágicas? 
Envie-nos as organizações mágicas que conhece!
Também queremos conhecer!