2016-05-24

Falar de competências... e de mudar o mundo!


Ontem foi dia de falar de competências e da sua importância no nosso crescimento pessoal e profissional! No TedXYouth de Coimbra. Gostei da experiência. Senti orgulho e vaidade por ter sido convidado. Ir a um TEDx, é um reconhecimento de que o que temos para partilhar tem valor para alguém! Pelo menos, para quem fez o convite... E se tiver conseguido tornar a vida, a atitude, o pensamento, ou o comportamento de alguém um pouco melhor, terei conseguido cumprir com o objetivo a que me tinha proposto. E não é situação única ter alguém que me surpreende dizendo que mudei a sua vida ou que fui/sou uma inspiração. É muito bom. A primeira tentação será dizer que é exagero. Mesmo sem falsa modéstia. Analisando mais profundamente, quem sou eu para insistir com alguém que diz que lhe mudei a vida para a confrontar (à pessoa), dizendo-lhe que está errada? No caso desta Talk, esta deve ser informação que não me chegará facilmente. Apenas os sorrisos que consegui sacar poderão servir para o meu barómetro pessoal, absolutamente falível, mas que me dá a sensação de que foi positivo para quem estava a ouvir.

Este TEDx Youth Coimbra para o qual tive a honra de ser convidado, foi realizado no âmbito do Campeonato Nacional das Profissões. No final, visitamos a Worldskills Portugal, que permitiu ver o que está a ser feito ao nível da formação profissional com um evento de grande mérito, que corresponde a um momento alto da formação profissional.

Fui partilhar algumas experiências e recebi imenso. Ver o Diogo Silva a partilhar como tem conseguido ter sucesso a partir do insucesso, a Rita Galante a partilhar o método duro como aprendeu a importância do trabalho em equipa e a Adriana Neves a explicar-nos como teve que encontrar os seus sonhos e como os tem operacionalizado, foi revigorante. Se alguém pensa que "os jovens são isto e aquilo", e que "não temos futuro com esta juventude", devia ver os exemplos destas pessoas que vão ser os adultos do nosso futuro, vão dar a alma ao nosso país. Olhando para as talks que tive a felicidade de ver, há esperança no futuro... Senti que estava ao lado de gente de grande coragem e valor. Nesta idade, conseguiram fazer boas comunicações com excelentes conteúdos.

Também a Joana Branco, especialista em Biotecnologia e Gestora da Inovação, partilhou connosco, de forma magistral, o seu caminho e os seus desafios até agora! E que caminhos! Quer mudar o mundo e vai consegui-lo. Aliás, já o está a conseguir!

Eu, irei resgatar alguns dos ensinamentos que ali ouvi, e se conseguir colocar alguns em prática, já estarei a mudar o mundo. O meu mundo, pelo menos!

Para quem esteve presente, um grande hip hip HUGAA!!

2016-05-02