2017-02-23

Clubes de Comunicação? Toastmasters? Eles andam por aí...


A comunicação é essencial em todas as áreas da nossa vida. Nascemos a comunicar e assim continuamos até ao final da nossa vida. Talvez todos ganhássemos em investir algum tempo em comunicar melhor, em saber a melhor forma de transmitir uma mensagem, como persuadir um responsável sobre os méritos da minha sugestão ou porque mereço ser aumentado.

Os clubes de Toastmasters dedicam-se à comunicação e liderança e estão espalhados por todo o país: Coimbra, Bairrada, Figueira da Foz, Aveiro, Leiria, Viseu, Marinha Grande, Lisboa, Porto e muitos outros. Têm um papel discreto, mas importante na criação de pessoas com competências de comunicação, e ajudam a mitigar o tão conhecido medo de falar em público.

Para reforçar a importância da comunicação, Nelson Mandela dizia:
"Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração."

O Bairrada Toastmasters Clube vai festejar o seu aniversário no dia 4 de Março e convidou alguns comunicadores para virem ao seu aniversário. É gratuito e pode colocá-lo em contacto com uma organização que pode ser importante na sua vida... pessoal ou profissional.

As inscrições são em: Inscrições

2017-02-20

Boas práticas na formação da J Prior


A formação é uma questão de obrigatoriedade ou de transformação, rumo a um objetivo maior? Analisemos o caso da J. Prior e a forma como encarou a formação em inovação, durante o ano de 2016.

Boas práticas na formação da J. Prior
Em Fevereiro de 2017 ainda é tempo de balanço sobre 2016. Um dos projetos muito interessantes que decorreu em 2016, foi na J. Prior.  Em hora de balanço, convém perceber como decorreu este projeto exemplar, com boas práticas durante o planeamento, a execução e a implmentação dos conhecimentos adquiridos e o que podemos aprender com ele. Depois das lições aprendidas, podemos encerrar o projeto com o dever de missão cumprida e com a certeza de que esta jornada terminou, mas outras terão que ser continuar o seu caminho e outras serão iniciadas.

2017-02-18

2017 * Lista das Empresas Mais Inovadoras do Mundo



A revista Fast Company apresentou a 10.ª edição do ranking das 50 Empresas Mais Inovadoras do Mundo. Os critérios são vários e as empresas analisadas também. Segundo a revista, o seu critério mais significativo é o impacto que as empresas têm no mundo.
No pódio estão as empresas:

1. Amazon: por oferecer cada vez mais, mais rápido e de forma mais inteligente.

2. Google: por desenvolver uma memória fotográfica.

3. Uber: por acelerar a condução autónoma.

O artigo original aparece em The 2017 World's 50 Most Innovative Companies e podem ser consultados detalhes sobre os motivos de escolha de cada empresa para esta lista.

2017-02-17

Critical Software: Porque não em Coimbra?

O discurso que gostaria de ter ouvido sobre Coimbra... só porque é a sua origem!
A Critical, a ISA, A Bluepharma são os exemplos que, invariavelmente, são apresentados há vários anos nas intervenções públicas, ou eventos empresariais, quando se quer mostrar a "dinâmica empresarial estonteante" de Coimbra.
Falta perceber porque não em Coimbra... Seria interessante perceber quais os motivos porque se vai mudando para outros locais... Espero que as entidades competentes o saibam. Espero que, as entidades competentes, vão mais longe e, além do conhecimento sobre os motivos pela procura de outros locais, tome ações que façam com que a cidade e a região tenha capacidade de manter os investimentos que existem, e aumente a sua capacidade de atração de novos investimentos empresariais...
Se existem estas empresas, o mérito tem que ser dado às próprias...
Mérito para as empresas...
Faltam mais!
Falta reter as que estão na cidade...
Falta captar outros investimentos para a cidade!
Como fazê-lo?

2017-02-15

Como se relacionar com o cliente... que histórias conhece?


É importante saber como atender o cliente? Como se relacionar com o cliente?
Já alguma vez esteve numa situação em que a vontade de sair rapidamente do local foi grande? Em que quem está a servir tem um comportamento tão impróprio que dá vontade de virar as costas e nunca mais voltar ao local?
Acredito que a maior parte de nós já tenha passado por uma situação destas.
É evidente que se estivermos a falar de um hotel, de um restaurante ou de uma loja, é clara e inequívoca a importância de se saber relacionar com o cliente. Mesmo assim, ainda há vários casos de falta de competência, de vontade ou de vocação para atender bem um cliente. No entanto, esta incapacidade não é desculpa... O cliente não quer saber, se não ficar satisfeito, sai da nossa vida, logo que tenha oportunidade... e entra na vida do nosso concorrente...
Assim, é fundamental que nestes serviços "puros" de contacto intensivo com o cliente, os colaboradores de contacto sejam profissionais competentes, sérios e com uma atitude adequada.

A questão passa por saber se noutras áreas de negócio, saber atender o cliente, saber relacionar-se com o cliente é relevante ou não. Consegue encontrar alguma área em que esta questão não seja fundamental? Eu ainda não consegui, por isso, se souber de alguma e puder partilhar connosco, ficaremos gratos...