2013-10-17

Dia Mundial da Alimentação: Inovação com Nutri-Ventures


E se lhe fosse pedido para fazer "bonecos" (desenhos animados) de sucesso associados ao conceito de alimentação saudável? 
Nada de especial. 
É possível? 
É! 
Mas é atrativo? As crianças vão "comprar" a ideia? 
Aparentemente "bonecos de sucesso" e alimentação saudável são dois conceitos imiscíveis. A norma presente é que "bonecos de sucesso" são diferentes de alimentação saudável. Mas o facto é que existe uma série de "bonecos de sucesso" que tem como como missão "ajudar a mudar os hábitos alimentares das crianças a nível mundial procurando, através do entretenimento, unir a sociedade em torno desta causa e fornecer ferramentas que tornem a alimentação das crianças mais saudável e divertida."


Esta é a missão da Nutri-ventures. Especialistas na área confirmam que a série é muito bem aceite pelas crianças. Estes especialistas são crianças que param quando começa a série dos Nutri-Ventures e querem jogar os jogos, ouvir as músicas, ver os excertos da série que as opções atuais das TV's permitem e que sabem os reinos mais facilmente que os seus pais.

Esta é uma forma muito relevante de combate a uma das maiores preocupações da sociedade atual, a obesidade, que é apresentada de forma divertida para as crianças e que dá um conjunto de ferramentas aos pais para mais facilmente  compreenderem e conhecerem formas de: 1.º ter consciência do que é uma alimentação saudável e, 2.º ter um apoio muito forte nas mensagens que se pretendem passar às crianças.

O projeto Nutri-Ventures é mais um caso de Ovo de Colombo. Toda a gente está interessada em combater a obesidade infantil e é sabido que existem grandes dificuldades em passar uma mensagem, que é vista muitas vezes como uma mensagem chata que os adultos querem passar. Então, a melhor forma de passar a mensagem é através dos formatos que as crianças adoram. Há melhor formato para isso do que os as histórias complementadas com "bonecos" atraentes? É possível, mas ainda não conheço!

Os responsáveis do projeto, com experiência em marketing, tiveram ainda a sabedoria de reunir à sua volta um conjunto de pessoas/instituições relevantes no que respeita à alimentação infantil assegurando competências técnicas e pareceres de técnicos e especialistas que dão maior credibilidade ao projeto.

Os Nutri-Ventures são mais uma prova que de Portugal podem sair projetos que se afirmem globalmente, pois o projeto está atualmente presente em 23 países e suscitou a curiosidade de Michelle Obama, sendo a única empresa não americana a estar presente num evento promovido, em Setembro último, por Michelle Obama na sua luta contra a obesidade infantil.

Neste dia mundial da alimentação, e em todos os dias em que a alimentação é importante para as crianças, crianças, pais e profissionais podem ganhar em visitar o site: http://nutri-ventures.com/pt/

Notas:
* É interessante verificar que este não é caso único, havendo outros projetos de sucesso em Português, como é o caso do Gombby: https://www.facebook.com/GombbyPT/info

* O livro "Alimentação Inteligente - Coma melhor, poupe mais" foi o vencedor do Prémio Nutrition Awards 2013.

Sem comentários: