Boas práticas na formação da J. Prior
Em Fevereiro de 2017 ainda é tempo de balanço sobre 2016. Um dos projetos muito interessantes que decorreu em 2016, foi na J. Prior. Em hora de balanço, convém perceber como decorreu este projeto exemplar, com boas práticas durante o planeamento, a execução e a implmentação dos conhecimentos adquiridos e o que podemos aprender com ele. Depois das lições aprendidas, podemos encerrar o projeto com o dever de missão cumprida e com a certeza de que esta jornada terminou, mas outras terão que ser continuar o seu caminho e outras serão iniciadas.
Um projeto exemplar
Considero este projeto exemplar, pois acredito que, na J. Prior, foi realizada formação transformacional. Foram determinados vários temas na área da inovação, gestão do conhecimento, gestão do risco e criatividade (com formações mais longas complementada por vários workshops ao longo do ano). Todos estes temas foram trabalhados com a gestão intermédia da empresa, para disseminar a informação por todas outras pessoas da organização. No final, ainda foi dada formação a dois setores específicos sobre o sistema de inovação da empresa e sobre como podiam contribuir para ele e beneficiar dele. A Ana e o Pedro, gestores da qualidade e da inovação, foram fundamentais em todo o processo formativo, desde a sua conceção, ao encerramento do projeto.
A oportunidade
A oportunidade de colaborar neste 2016 com a J. Prior, surgiu depois de ter ajudado a Alice, que estava a implementar o sistema de gestão de investigação, desenvolvimento e inovação (SGIDI) na empresa, com umas dúvidas que tinha, relativamente ao mestrado que estava a fazer. Longe de saber a oportunidade que estava a ser criada, debati com ela essas questões, num mundo à parte do mundo empresarial. Algum tempo depois, surgiu o convite para uma auditoria ao SGIDI. Uma auditoria muito interessante, diga-se. O líder da empresa, nessa altura o Sr. João, recebe-me e pergunta se parte do grupo da inovação podia assistir à auditoria. A empresa estava a poucos meses da certificação pela norma NP 4457, referente à gestão da inovação e gostaria que a equipa tivesse um conhecimento mais profundo dos temas e que tivesse contacto com alguém do exterior que pudesse ter outras perspetivas do tema. A resposta imediata, só podia ser uma... Quando um líder disponibiliza o tempo de 10 pessoas para acompanhar um dia de auditoria, quando quer que a sua equipa esteja mais bem preparada para novos desafios, quando o próprio quer estar presente em todos os momentos e quer esclarecer muitas dúvidas, é com muita vontade e confiança no sucesso daquela equipa, que respondemos sim. E assim decorreu a auditoria, com abertura, total espírito de colaboração e com muita aprendizagem mútua. A auditoria foi conduzida, com vinte olhos sempre atentos, com vinte ouvidos a captar muita informação e vários cadernos de apontamentos em utilização intensiva. Terminamos este processo, a empresa teve a sua auditoria externa e foi reconhecida no que ao seu SGIDI diz respeito.
A AIDA
Passado uns tempos, recebi um telefonema da AIDA, que estava a organizar um plano de formação para a J. Prior, e o meu nome tinha sido sugerido pela empresa para trabalhar estes. Há alguém que não sentisse um enorme orgulho com a situação? Que melhor reconhecimento pelo nosso trabalho pode haver?
Iniciei o meu trabalho com a AIDA e com a J.Prior para planificar a formação. É ótimo trabalhar com a J. Prior e a AIDA veio confirmar que é uma associação com a qual é igualmente ótimo trabalhar. Têm pessoas muito profissionais e dedicadas, e estão sempre focadas nas soluções e com grande orientação para as necessidades dos associados. Assim, todo o processo de análise e conceção das formações foi interessante e fluído, e rapidamente conseguimos cruzar as necessidades da empresa e delinear o plano de ação para o ano de 2016.
A formação
Após toda esta fase de planeamento, vem o mais simples, mais poderoso e que me dá uma enorme satisfação... A formação propriamente dita! É fantástico poder colaborar no desenvolvimento de pessoas e organizações. É magnifico ver como respondem aos desafios que vão sendo colocados ao longo das formações e ver o crescimento e capacidade de o aplicar a melhorar em cada sessão. Sabe muito bem... E sabe ainda melhor, quando nos é dito que se estão a aplicar alguns conceitos e metodologias aprendidas, pouco tempo depois de se ter falado sobre um determinado tema!
Problemas?
Poucos. Quando há convicção na importância da formação, e se gosta da formação e da forma como decorre, são poucos os problemas que surgem. E os que surgem, são rapidamente resolvidos. Que tipo de problemas surgiram?
A necessidade de alteração da agenda, numa ou noutra situação, por motivos de entrada de encomendas grandes e prazos apertados; a necessidade de uma ou outra pessoa faltar, pontualmente, devido a situações de urgência na sua esfera de intervenção e nada mais a assinalar. Como se vê, nada de especial.
Factores críticos de Sucesso
A formação é apenas um dos fatores que apoia o crescimento da J Prior nos últimos anos. Há outros factores críticos para o seu sucesso, no entanto, é a aposta ponderada em vários desses vários fatores, entre os quais se inclui a formação, que tem sido a base do crescimento da empresa, que tem, nos últimos anos, crescido entre 10 a 15% ao ano e com uma exportação direta a crescer de forma igualmente significativa.
A formação da J. Prior proporcionou competências a vários dos seus colaboradores numa área que é um pilar do seu crescimento: a inovação. Assim, foi muito bem pensada a formação a executar tal como as pessoas a quem se dirigia. O plano de formação teve um foco grande no contributo para a mudança de saberes e cultura das pessoas envolvidas, e na sua capacitação para disseminar as competências por outras pessoas da esfera de intervenção de cada um.
A mudança
Posso-vos dizer ainda que, desde que conheci a J. Prior, esteve sempre em mudanças de grande envergadura ( obras, infra-estruturas, equipamentos, novos pavilhões, laboratórios, novas pessoas, novos produtos/soluções, novos mercados,...) e quem já lá está há muito tempo diz que em dez anos, tem havido mudança, constantemente... Nunca pára... E isso é bom.
Com esta formação ao longo de 2016, e com outros projetos que foram/estão a ser implementados, a cultura de inovação tão pretendida pela J. Prior, subiu um degrau rumo ao destino pretendido. A inovação tornou-se mais clara, acessível e transversal.
Está tudo alcançado com este projeto de formação? Nem pensar... Há muitas jornadas pela frente, no entanto, "o caminho faz-se caminhando" e esta foi uma jornada importante e um sustentáculo para todas as mudanças que continuam a existir, a ser promovidas, rumo à inovação global...
Obrigado JPrior...
Que o sucesso continue a fazer parte do vosso dia a dia...
E, sempre que for necessário, contem comigo para colaborar para o vosso crescimento!
Saber mais sobre a empresa em J. Prior * Empresa Global
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