2010-12-01

ser mais do que inventor?

O nosso país é fértil em inventores. Da feira de Genebra é habitual trazer um ego enorme. Temos capacidade inventiva. Temos criatividade. Falta-nos dar o passo para a inovação. Inovação associada à criação de valor, à geração de riqueza. A COTEC tem tido um papel na organização e liderança de estruturas e instituições que têm estado activas na conceptualização de um modelo para a inovação em Portugal. É importante que o nosso percurso seja no sentido de aproveitar as diversas capacidades existentes e organizar essas capacidades. O nosso sector científico, as nossas empresas e instituições, as nossas universidades e centros do saber, se definirem bem os seus objectivos são suficientemente competentes para estar entre as melhores (ver no post anterior IPN - a melhor incubadora do mundo). O esforço que tem sido feito para ver a inovação como um desígnio nacional começa a dar os primeiros frutos com indicadores relacionados a melhorarem significativamente. Mas este é um caminho longo.
A SIC, no seu programa Grande Reportagem, apresenta-nos um conjunto de situações e invenções. Fundamental é que estas invenções passem a inovações de forma sistemática.

A Grande Reportagem da SIC
Inventores por conta própria

Não têm o apoio de empresas nem de universidades, em alguns casos têm apenas a quarta classe, mas às vezes têm ideias geniais. Dedicam anos de vida às suas invenções, recebem prémios internacionais, mas raramente conseguem fazer chegar os seus produtos ao mercado. Em Portugal, mais de um terço das patentes nacionais concedidas na última década pertence a inventores independentes.
Há invenções premiadas com ouro numa prateleira de um armazém do Fundão.


Há um invento a ser testado no Instituto Politécnico de Leiria e um inventor a tentar descobrir se fez o mundo andar para a frente.
Há homens que atiram o país para a vanguarda tecnológica porque decidiram inventar. Outros são atingidos por uma ideia como se fosse um raio.
Há quem examine as invenções - algumas são ideias lunáticas, outras são inventos geniais.
No início, ninguém acreditou na primeira invenção de Manuel Londreira. Hoje esse primeiro invento é um sucesso comercial e é também a primeira de várias invenções premiadas no maior salão internacional de inventores do mundo. O último invento de Manuel Londreira é "uma solução para a crise". O inventor aguarda reacções do Governo.



Ficha Técnica:
Jornalista: Miriam Alves
Repórter de Imagem: Fernando Silva
Edição de Imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Sérgio Maduro
Produção: Isabel Mendonça
Coordenação: Cândida Pinto
Direcção: Alcides Vieira

Sem comentários: