2011-05-03

Gerir o Conhecimento

O conhecimento é provavelmente o bem mais valioso da sociedade dos nossos dias.
A sua gestão ganha um crescente atenção nas nossas organizações, e não é caso para menos. Cada vez mais as organizações têm noção dos custos que incorrem derivados da perda de conhecimento. Não me refiro apenas a situações em que um ou dois colaboradores se reformam, e ao sair da empresa levam com eles todo o conhecimento acumulado com anos e anos de trabalho e dedicação, mas também as horas de trabalho perdidas com duplicação de esforços na busca de soluções que alguém já testou e aplicou previamente com sucesso. O conhecimento tem de estar acessível e disponível a quem dele precisa, quando necessário, para realizar o seu trabalho. É providenciando aprendizagem sobre o que foi previamente realizado, ou não realizado, e acrescentando-lhe valor, melhorando-o e criando novo conhecimento que as empresas vão conseguir obter vantagem competitiva face aos seus concorrentes, evoluindo e tornando-se cada vez mais fortes, consolidando o seu crescimento.

1 comentário:

Pedro Paiva disse...

Muito bom!
Quanto tempo se ganharia com a adequada gestão do conhecimento?
Será este tempo possível de contabilizar?
Abraço!