O livro Cirque du soleil "A chama da criatividade" é um dos livros que apresenta um caso prático de criatividade e inovação numa organização. Os exemplos de desporto, militares e de espetáculos são exemplos que colocam os colaboradores em situações de atuação extremas. São, por isso, bons exemplos. O livro é todo ele um caso de estudo mas, logo no prefácio, somos convidados a refletir sobre como fazer com que uma organização como este circo funcione no seu todo, sabendo que é necessário encontrar o equilibrio adequado entre a imaginação de muitos e o trabalho de muitos outros para assegurar que a imaginação é transforma da em projetos e funciona.
Como se interligam o mundo da criatividade e imaginação, com o mundo da ordem e da organização, que asseguram que os pormenores que permitem haver espetáculos magníficos e simultaneamente seguros? Como fazer com que estes dois mundo se transformem num único organismo, que funciona e cumpre com os seus objetivos?
O cirque du soleil responde a estas perguntas!
E nós, conseguimos responder?
Ver também http://idibabel.blogspot.com/2010/10/criatividade-e-solucao-para-nos-tirar.html
2011-07-27
2011-07-25
o Diogo Vasconcelos ainda tinha muito a dar...
“Portugal defronta-se, no actual contexto histórico, com uma situação particularmente grave de incapacidade de gerar crescimento económico, a par de uma galopante taxa de desemprego. Só a inovação radical cria emprego: novas empresas, novos produtos, novos mercados. Temos de fazer de Portugal uma Start Up Nation. Só um surto de novas iniciativas empresariais pode criar emprego e abrir perspectivas de futuro. Isto implica uma política de inovação radicalmente diferente, que dê espaço as grandes empresas de amanhã - e não apenas as grandes empresas de hoje..."
2011-07-23
MacDonald's com Via Verde
A Brisa é uma das empresas mais associadas ao mundo da inovação, em Portugal. Via Verde, portagens sem portageiros, adaptação da via verde aos parques de estacionamento e às bombas de gasolina, são alguns dos exemplos mais conhecidos da capacidade de inovação da Brisa. Agora é a MacDonald's que está a experimentar a utilização da Via Verde no seu serviço MacDrive, como podemos ver nesta notícia.
São bem vindos mais exemplos destes.
2011-07-20
janelas de oportunidades
Quantas oportunidades passam à nossa frente! Será que conseguimos apanhar alguma? O livro "Janelas de oportunidades" de Carlos Domingos, classifica estas oportunidades em 13 tipos e, complementa cada um, com histórias. A maioria das empresas são conhecidas por todos nós.
As oportunidades são originadas por:
As oportunidades são originadas por:
- Fatalidades;
- Crises;
- Ressentimentos;
- Concorrência;
- Reclamações de clientes;
- Falta de recursos;
- Dificuldades em geral;
- Problemas com a equipa;
- Erros;
- Problemas pessoais;
- Fracassos;
- Sofrimento;
- Meio ambiente.
Histórias diversas, que servem de inspiração, e que nestes momentos de crise deveriam ser leitura obrigatória nas escolas de gestão. E em todas as outras!
2011-07-16
2011-07-11
Subscrever:
Mensagens (Atom)