E se as cidades aproveitassem a energia gerada pelo movimento diário dos cidadãos nas suas ruas para gerar electricidade?
A tecnologia que permite gerar energia eléctrica com base no movimento das pessoas ao caminhar já existe. A cidade francesa de Toulouse foi uma das pioneiras na sua aplicação e colocou-a num dos passeios das suas ruas. São módulos sensíveis a pressão e que geram electricidade sempre que os peões caminham sobre eles.
Roterdão tem uma discoteca, a Club Watt, que utiliza esta fonte de energia, o supermercado inglês Sainsbury's tem caixas registadoras alimentadas desta forma, e uma das estacões de metro em Tóquio consegue com estes módulos alimentar os seus anúncios publicitários.
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", Toulouse foi a primeira cidade a aplicar esta tecnologia em espaços exteriores.
Entretanto, Roterdão está a desenvolver um modelo piloto para aplicar esta tecnologia num estádio de futebol.
Também Cascais se destaca ao contribuir para a promoção de energias verdes e para a sustentabilidade ambiental, disponibilizando a sua população o aluguer de bicicletas eléctricas que funcionam a energia solar.
Sem comentários:
Enviar um comentário