2012-04-22

4.º Encontro com a Educação - Inovação e Empreendedorismo

Ontem foi dia de encontro com a educação. Foi dia de encontro da educação com o empreendedorismo. Grandes oradores e um tema que quanto mais cedo for incorporado no DNA das comunidades e das suas estruturas, mais cedo apresentará resultados importantes. A mudança cultural exigida para uma sociedade mais empreendedora, exige sangue suor e lágrimas, como diria Churchill. Exige ainda outras caraterísticas fundamentais e que contrariam a tendência dos valores atualmente estabelecidos, como por exemplo a aversão ao fracasso. Thomas Edison, inventor conhecido por ter criado a lâmpada (símbolo amplamente usado para a identificação de uma ideia) e por ter um enorme conjunto de patentes, quando questionado se tinha falhado cerca de 2000 vezes antes de criar a lâmpada, respondeu que tinha sido um processo de desenvolvimento com 2000 etapas.
Agora, é tempo de passar à ação, e o município da Mealhada já o está a fazer com um projeto de ensino de empreendedorismo na escola, em colaboração com uma organização (Junior Achievement) que ensina a empreender.
Ao final do dia, e depois de ouvir pessoas de referência na área, vi consolidada a convicção que o empreendedorismo e a capacidade de transformar ideias em inovação depende muito mais das pessoas e das atitudes que têm perante a vida do que qualquer outro fator.
Para isso, temos que pensar se queremos, enquanto comunidade, enquanto nação, fazer a transição exigida, e que pode ser resumida no quadro do Professor Ernani Lopes:

O exemplo apresentado pela organização, a empresa Materialab, mostrou-nos uma empresa com reconhecimento nacional e internacional, em que Carla Matos, a responsável pela empresa, demonstrou preocupações sociais e disponibilidade para avançar com alguns projetos nesta área louváveis. Que haja mais exemplos deste calibre e que haja o bom senso e a justiça de os destacar, promovendo-os como inspiradores para outros potenciais empreendedores.

Que estes projetos do município da Mealhada sejam profícuos nos resultados, permitindo ter um concelho melhor, uma região melhor e um pais melhor. 

Sem comentários: