2013-12-04

Sapatos portugueses em alta


Já nenhum de nós tem dúvidas da importância da Inovação. Mas também sabemos que a Inovação é reforçada pelo reconhecimento. Reconhecimento foi o que sucedeu com o Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas, em que os sapatos portugueses, com uma crescente afirmação no panorama internacional, ficaram à frente do consolidado champagne francês.

Este prémio é uma prova que a Inovação é fundamental, mas demonstra outro aspeto relevante na afirmação de um setor: a importância das parcerias e do trabalho entre diferentes entidades para uma finalidade comum. Não sendo uma caraterística natural dos portugueses, a sua capacidade de trabalhar em conjunto para além das fronteiras da sua organização, consideramos que este prémio é uma forma de mostrar que as alianças potenciam, de forma inquestionável, o alcance de objetivos mais ambiciosos. É caso para citar Miguel de Cervantes e dizer que "o Céu é o limite". É caso para dizer que a APICCAPS está a provar que "o céu é o limite". Que se utilize este exemplo para dinamizar outras setores com dificuldade, mas com enorme potencial de sucesso. Que se utilize este exemplo para que se acredite que é possível. Mas não basta acreditar. Há que meter mãos à obra e fazer acontecer, como têm feito neste século os atores da indústria do calçado.



"Calçado português ou champagne francês? E o grande vencedor é... nacional. Ambos estavam em confronto no Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas, e o vencedor foram mesmo os sapatos portugueses. O prémio é uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende distinguir as melhores práticas empresariais. A entrega de prémios decorre em Vilnius, na Lituânia.
Estiveram a concurso mais de oitocentos projetos, de 28 países, incluindo a Turquia e a Sérvia, e o "Portuguese shoes: the sexiest industry in Europe" estava na short-list de 19 finalistas, em concorrência direta com a região de Champagne-Ardenne na categoria de Apoio a Internacionalização das Empresas.  Portugal foi o país que apresentou maior número de projetos candidatos, num total de 56.
Dinamizados em Portugal pelo IAPMEI, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards) são um projeto da Comissão Europeia, que visa potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial. 
São seis as categorias a concurso: promoção do empreendedorismo; investimento nas competências empreendedoras; desenvolvimento do ambiente empresarial; apoio à internacionalização; apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos; e empreendedorismo responsável e inclusivo.
“Portuguese Shoes: Designed by the Future” é o slogan da campanha desenvolvida pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS) em parceria com a Academia de Design e Calçado, e que ajudou a promover 120 pequenas e médias empresas em feiras de todo o mundo, promovendo o calçado português como sofisticado e inovador. “Em resultado desta estratégia, as exportações cresceram mais de 20% nos últimos dois anos”, salienta Bruxelas.
O concorrente derrotado era a iniciativa International Relays, que visa apoiar técnica e financeiramente as empresas da região de Champagne-Ardenne, capacitando-as para implementar uma estratégia de desenvolvimento comercial de longo prazo vocacionada para os mercados externos. O projeto permitiu não só que sete em cada dez PME aumentassem a sua competitividade, mas que também cem  empresas da região “implementassem uma atividade de exportação eficaz”. 
Esta é a quinta edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, e Portugal já trouxe galardões para casa  outras duas vezes. Aconteceu em 2006, com o projeto “Empresa na Hora”, em que Portugal ganhou o prémio Redução da Burocracia; e, em 2012, com o projeto “Douro Boys”, uma associação de cinco pequenos produtores da região do Douro (Niepoort, Quinta do Crasto, Quinta do Vale Meão, Quinta do Vallado, Quinta Vale D. Maria), para implementação de estratégia de promoção das suas marcas em mercados externos.

Portugal foi o país que apresentou maior número de projetos, no conjunto dos 32 países participantes; teve 56 projetos a concurso, seguido do Reino Unidos, com 42, e da Alemanha, com 37.
in Dinheiro Vivo"
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