2016-10-11

Ouro Branco com novas utilizações

Alguém sabe o que é o ouro branco? Como inovar com o ouro branco?


Passei imensas vezes por campos de ouro branco... Meti a mão nalgum desse ouro... Nunca o vi aplicado ao que existe hoje atualmente, em algumas salinas... Ao marnoto já não lhe chega recolher o sal e vendê-lo... O marnoto precisa de ser criativo e encontrar novas formas de negócio relacionadas com o sal... O que estão a fazer os marnotos da Gran Caravela... Um SPA nas salinas? sublinhei e escrevi nos apontamentos "verdade ou brincadeira?" Felizmente é verdade! Um SPA na Gran Caravela, como sendo um museu a céu aberto.
Estão em constante processo de inovação para arranjar novas fontes de receitas para o sal, para que a marinha seja sustentável. Já é muito mais do que sal... é SPA... é salicórnia... é sal marinho... é flor de sal... é cosméticos a partir das argilas das marinhas...

E este trabalho começou a ouvir os sons de uma marinha da Figueira, A Marinha da Cobra... e a ouvir a Gilda, uma arquiteta, a falar da sua paixão... aquilo a que se entregou, em vez de emigrar! É mais fácil imaginar as imagens a partir dos sons do trabalho do sal!

Vale a pena ver como mais um setor tradicional começa a ganhar nova vida pela inovação em que alguns ousam apostar!

O trabalho completo sobre o ouro branco, de Miguel Midões, pode ser visto em:

http://www.tsf.pt/programa/reportagem-tsf/emissao/ouro-branco-5425760.html

Sem comentários: