2017-11-22

Eneagrama e o autoconhecimento: Partilha com professores do ensino superior

“Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo,
não precisas de temer o resultado de cem batalhas.

Hoje foi dia de partilhar o meu conhecimento sobre o autoconhecimento, com professores do ensino superior. Esta partilha decorreu na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no âmbito do CINEP, que teve como tema "Ensino Superior: entre o humano e o tecnológico", duas áreas em que tenho navegado com intensidade nos últimos tempos.

É muito bom ter a perceção do interesse que o tema gera nas pessoas. Foi muito bom no final haver uma intervenção de um participante que partilhou o que sentiu: veio para a sessão com as expetativas muito baixas e saiu muito interessada em aprofundar e saber mais sobre o tema. 
O Eneagrama tem um grande impacto nas pessoas, pois reflete a sua vida do dia a dia, nas suas variadas vertentes. Tem um efeito a longo prazo, e existem situações da nossa vida de reconhecimento imediato. Quem quiser, tem à sua disposição uma ferramenta simples de entender e que permite crescer pessoalmente na sua relação consigo próprio e com os outros. Haja vontade e trabalho pessoal.
Tenho trabalhado esta ferramenta com diferentes organizações e há resultados interessantes.
Espero que estes e outros professores possam utilizar este sistema com os seus alunos e com os seu colegas. Todos terão benefícios.
Obrigado, CINEP. Uma intervenção que me fez crescer um pouco mais. 

Sem comentários: