2018-12-02

Gestão do Tempo na Fundação Bissaya Barreto


Momentos... Quando trabalhar nos dá grande satisfação... Preparar a gestão do tempo! Estes são momentos em que estive a desenvolver à medida a formação de Gestão do Tempo para um conjunto de profissionais da Fundação Bissaya Barreto​. É sempre um desafio que encaro com muito entusiasmo. Foi muito bom encontrar, mais do que profissionais, as pessoas que fazem uma Fundação de grande importância e que fez e faz a diferença na vida de muitas pessoas. Gostei das pessoas que encontrei: com vontade, empenho e desejosas de saber como melhorar a sua relação com o tempo.

Foi ótimo saber que algumas entraram na formação a pensar que seria uma seca e saíram a dar por muito bem empregue o tempo em que estivemos juntos a debater o tempo e como o tornar útil mais agradável e útil para cada um dos presentes. Se a minha ação tiver algum impacto no seu dia-a-dia, sinto que é mais um momento em que acrescentei algo à minha missão de vida.

Se puder tornar um pouco melhor a vida de quem está preocupado em assegurar o funcionamento de uma fundação que torna a vida dos outros mais fácil, melhor, é um excelente motivo para sorrir.
Obrigado, Helena Cravino​, Fausto Moreira​, Sofia Neves​ e todos os outros participantes na formação. Aprendi imenso convosco.

2018-12-01

DIANA PRATA: A EMPATIA É UMA VANTAGEM EVOLUTIVA


A empatia é uma característica que vem na grande maioria das listagens de características necessárias para um são convívio entre pessoas. Podemos estar a falar de lideranças, de relações profissionais, de relações familiares ou qualquer relação entre dois ou mais seres humanos. Acredito que a empatia nos torna seres humanos melhores, mais decentes e que é uma característica que nos permite diferenciar o ser humano dos animais irracionais.

Ao encontrar esta entrevista, houve duas questões que me atraíram de imediato para a leitura da entrevista à investigadora Diana Prata. Uma delas, é uma citação da própria: «A empatia é uma vantagem evolutiva, não convém nada perdê-la»... Vantagem evolutiva? vamos lá aprofundar a entrevista!
A segunda questão?
Uma investigadora com menos de quarenta anos e com um laboratório com o seu nome? Claro que estou imensamente curioso... Quero saber mais sobre esta investigadora, que na entrevista nos explica a influência de algumas hormonas, com grande ênfase na oxitocina, e o seu impacto em diversas áreas da nossa vida, como:algumas doenças, comportamento social, os dilemas sociais e impacto nas decisões do dia a dia, a importância do contexto para uma pessoa ser mais ou menos afetuosa, os sistemas de recompensa e sua ativação pelo facto de comermos doces, termos sexo ou cooperarmos e sermos generosos...

Uma entrevista muito interessante e que nos dá pistas para percebermos melhor como funcionamos.

Podem ler a publicação original em: Life.DN
Ou ler a transcrição da notícia abaixo.

DIANA PRATA: «A EMPATIA É UMA VANTAGEM EVOLUTIVA, NÃO CONVÉM NADA PERDÊ-LA»