2019-07-22

Eneagrama e a Liderança... Tertúlia na Cafetaria Aromas da Sé

Recentemente, veio a Lisboa um dos maiores especialistas em Eneagrama, reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos no Eneagrama, como podem ver aqui. Falamos de Domingos Cunha, do Instituto Eneagrama Shalom (IESh), que tem alguns elementos na região Centro, nomeadamente em Coimbra. Nesta vinda, tive a oportunidade de participar num workshop de 2 dias sobre Eneagrama e Liderança.

No IESh, temos a prática de partilhar o conhecimento obtido com quem não teve oportunidade de estar presente. A cultura de partilha, colaboração e serviço está muito presente e, neste sentido, temos as tertúlias, que permitem partilhar os ensinamentos com os elementos do grupo que pretendam, mas também com pessoas que têm interesse em Eneagrama e no conhecimento proporcionado por este sistema. Além disso, a sabedoria popular diz-nos que quem ensina aprende duas vezes, e eu tenho comprovado permanentemente este dizer, ao longo dos anos.

Assim, marcámos a nossa Tertúlia para 20 de Julho à tarde, na maravilhosa "Cafetaria Aromas da Sé", em pleno Património Mundial da Humanidade. Esse foi um magnifico sábado de sol, que convidaria para outras aventuras em areia fina e com os pés molhados. Começamos por aproveitar a esplanada fantástica que a Aromas da Sé tem, e só depois de um banho de sol acompanhado por uma bebida refrescante, os corajosos que trocámos a praia pela cidade, seguimos para a sala interior para iniciarmos os trabalhos.



Na tertúlia estiveram presentes líderes de empresas, de equipas, de famílias e, em primeiro lugar e acima de tudo, líderes da própria vida. Esta última liderança será a mais importante e a que nos permite ser bons líderes em outras áreas. Só quem é capaz de ser liderar a si próprio, tem condições para liderar os outros.

Tive a sorte de estarem presentes lideres que admiro, que sigo com atenção e com quem vou estando sempre que tenho oportunidade para aprender com eles. Partilhei com quem esteve presente os ensinamentos, possíveis em tão curto espaço de tempo, que o Domingos Cunha nos trouxe. A seguir passámos para as dinâmicas e, mais uma vez, foi extraordinário poder aprender com quem está presente, com as suas histórias e experiências que tanto nos ensinam.

Para mim é magnífico poder partilhar o que vou aprendendo. Saio sempre com a sensação de que aprendi imenso, com a partilha de práticas e experiências de quem está a frente de equipas e organizações. Mais, quem não está à frente de empresas e instituições, surpreende-nos muitas vezes com histórias de liderança, e ficam com uma certeza acrescida de que são líderes em muitos momentos das suas vidas.

Quem esteve aqui, saiu com uma amostra do potencial do Eneagrama no que respeita à liderança.

Terminámos com uma atividade fundamental para as lideranças e que os líderes não devem esquecer... a celebração... a confraternização... os momentos para além do trabalho, tão importantes para reforçar laços entre pessoas, para reforçar o sentimento de pertença a uma organização ou equipa. ´No final, ficámos um grupo mais pequeno e fomos jantar a uma esplanada na Praça 8 de Maio, ao som do concerto do Coimbra Gospel Choir. Uma excelente forma de terminar uma Tertúlia sobre Eneagrama e Liderança.