2019-08-01

Como seria a Criatividade sem uma equipa magnifica?

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

Como seria a Criatividade sem uma equipa magnifica?
Não sei, nem quero saber...
Quer dizer, sei, porque já estive a dinamizar grupos que não eram propriamente equipas!
No entanto, quero esquecer como são essas sessões, ou pelo menos, mantê-las o mais longe possível no tempo!
Ontem tive mais uma oportunidade de dinamizar uma sessão de criatividade fantástica.
Independentemente da área, sempre que vou fazer uma sessão de trabalho na Soluções Ideais (SI), muito bem liderada pelo Rui Guedes, saio com a sensação de dever cumprido e com a satisfação de mais um dia espetacular.

Ontem, confirmou-se... Outro dia de trabalho intenso, divertido e profícuo.

O objetivo foi responder a algumas questões internas da empresa, que precisava de ideias para fazer face aos seus desafios imediatos e de médio prazo. Houve uma fase de preparação com a definição rigorosa dos temas a abordar e houve uma escolha criteriosa dos elementos que participariam, de acordo com critérios da SI. A preparação e seleção de 11 elementos com potencial para acrescentar valor foi fundamental para o sucesso da sessão.

A sessão foi ambiciosa, pelo que o cronómetro nos esteve a acompanhar de forma permanente, promovendo o rigor e o cumprimento de tempos, embora algumas vezes fosse injusto, intrusivo e abusador, não dando tempo para esplanar tudo o que se pretendia... O tempo é tirano! Se eu mandasse, tínhamos o tempo todo do mundo! Mas o Kronos é quem manda. Apesar disso, os participantes responderam com uma capacidade de trabalho sob pressão muito boa, tendo produzido diversas potenciais soluções para os problemas que estavam em cima da mesa.

Foi aberto um leque de oportunidades que vai fazer correr muita água e saímos da sessão todos satisfeitos com os resultados e também porque o almoço estava marcado para as 13h00 e conseguimos estar no restaurante às 13h15, pelo que ninguém desfaleceu pelo caminho.

O almoço, foi a cereja em cima do bolo, decorreu num bom restaurante (Colo da Garça), tendo sido igualmente convidada a boa disposição que esteve presente, e nos proporcionou grandes gargalhadas e histórias magníficas e dignas dos mais conceituados argumentistas.

Voltando à pergunta que nos trouxe aqui "Como seria a Criatividade sem uma equipa magnífica?".
Bem... Hummmm...
É possível. É possível ter alguma criatividade sem uma equipa magnífica. É sim senhor!

Apesar disso, com uma equipa magnífica, o esforço é menor, o resultado é melhor e o processo é muito mais divertido.

Até breve. Vida Longa e Próspera!