2019-09-12




Se há sessões de criatividade altamente produtivas, hoje estivemos numa delas... 
Grandes ideias que surgiram... 
A sessão não chegou... 
O envolvimento foi tão intenso que nos esquecemos de registar o momento em sala... 
Continuámos a sessão no restaurante... 
E as ideias continuaram a fluir! 
Muito bom!

A acrescentar às sessões de criatividade que temos feito, esta malta é orientada para fazer acontecer!
Assim, acredito que muito em breve teremos projetos fabulosos, singulares e surpreendentes.

Aguardemos!

Vida Longa e Próspera!

2019-09-03

Apresentações em Público para Médicos * Ordem dos Médicos: Secção Regional do Centro


A grande maioria dos médicos tem que falar em público com muita frequência. O público pode ser composto por médicos, outros profissionais de saúde, utentes/doentes, imprensa, comunidade, forças políticas entre muitos outros potenciais públicos.

Nem sempre as competências de comunicação estão bem desenvolvidas. Os conhecimentos e competências técnicas são primordiais e, por vezes, desvalorizam-se outro tipo de competências. A grande maioria dos oradores que conheço, tem medo de falar em público. Mesmo os mais confiantes, e com grande experiência, têm algum medo. Pode haver criticas, pode fazer "má figura", pode haver questões difíceis ou pode não conseguir chegar eficazmente a pessoas diferentes. Não há qualquer problema em ter medo de falar em público, desde que os bloqueios criados, sejam ultrapassados e que não prejudiquem o nosso desempenho ao nível da comunicação.

Todos nós temos qualidades e capacidades oratórias. Algumas vezes, estão escondidas e os nossos medos, as nossas crenças diminuem a nossa eloquência, a nossa capacidade de passar as mensagens de forma clara, eficaz e apaixonada, para captar, manter a atenção do público e alcançar os objetivos propostos para o discurso.

Quando os nossos discursos são bons, conseguimos informar, explicar, ser rigorosos, persuadir e argumentar com facilidade e clareza. Não podemos esquecer que um bom orador, é uma pessoa com poder, pois pode persuadir e influenciar quem o ouve, mudando atitudes, comportamentos, pessoas e contextos.

O mais interessante é que a capacidade de bem falar em público, não é dom de alguns eleitos. Apesar de algumas pessoas terem traços de personalidade que lhes dão alguma vantagem inicial, qualquer pessoa tem a possibilidade de ser um comunicador de excelência, desde que aprenda as técnicas necessárias para melhorar as suas competências. É igualmente importante que compreenda que a melhoria das capacidades de comunicação é um processo que exige esforço, empenho, treino e prática regular consciente. Com base nestes pressupostos, cada pessoa deverá adaptar estas técnicas a si próprio, para assegurar que a excelência estará cada vez mais presente nas suas apresentações.

O segredo para fazer boas apresentações em público?
Aprender e… treinar, treinar, treinar…

A Ordem dos Médicos, Secção Regional do Centro, sabendo da importância das apresentações em público na excelência do desempenho dos seus associados e no seu bem-estar pessoal e profissional, vem dar a oportunidade dos seus membros para poderem aprender algumas técnicas que podem melhorar significativamente a sua capacidade de realizar excelentes apresentações em público e usufruir dos benefícios pessoais e profissionais resultantes do domínio destas competências.

Data e Horário: 
Sexta-feira, 27 de setembro de 2019, 14h30 às 18h30
sábado, 28 de setembro de 2019, 9h00 às 13h00 
Local: Sede SRCOM, sala Miguel Torga
Limite máximo de participantes: 20
Informação adicional: omcentro@omcentro.com | telefone: 239.792.920
Inscrições em: https://www.easypay.pt/form/?f=inscricao_formacoes_ordem_dos_medicos