2025-01-15

Empreendedorismo no Secundário * A juventude está perdida?

Esta juventude está perdida?

Esta é uma pergunta pertinente, cuja resposta é clara! Para os velhos do Restelo (há um número considerável), é claro que esta juventude está perdida. Para muitos outros, esta juventude tem um potencial incrível e vai ser capaz de enfrentar e ultrapassar muitos dos desafios que o mundo lhes apresenta.

Eu faço alguns trabalhos com gente jovem e acredito na versão do enorme potencial. Desde trabalhos de autoconhecimento, num programa do IESh, chamado "Viver Para Quê?" até algumas palestras que vou fazendo sobre alguns temas que trabalho no dia-a-dia. 

Recentemente, a Escola Secundária José Falcão convidou-me para realizar uma palestra sobre empreendedorismo para os alunos do 11.º ano. Desde o início, a sala esteve repleta de energia e dinamismo, criando um ambiente positivo e alegre que cativou a atenção de todos os presentes. Foi uma sessão vibrante, que decorreu na biblioteca da escola, que está repleta de empreendedorismo e conhecimento.

Os alunos, juntamente com os professores, estavam imbuídos do mesmo espírito curioso e empreendedor, participando ativamente em todos os desafios propostos. As atividades foram concebidas para incentivar a criatividade, o pensamento crítico e a curiosidade, e houve muitos momentos de entusiasmo e geração de ideias.

Ao final da sessão, foi solicitado feedback anónimo de todos os participantes. O resultado foi extremamente positivo, com as palavras "cativante" e "interessante" a aparecer diversas vezes nas respostas. Esta avaliação confirmou o sucesso da sessão e a capacidade dos participantes se envolverem, sempre que o tema lhes interessa. Foi uma sessão inspiradora para mim, para os participantes e, no final, em conversa com os professores presentes, percebi que tinham gostado imenso e foram igualmente tocados pela energia da criatividade e empreendedorismo. Houve, inclusive, a partilha de histórias de empreendedores presentes nas suas vidas. Fascinante!

No meio destes feedbacks, curiosamente, surgiram dois feedbacks que se destacaram por sugerirem ideias empreendedoras que poderiam chocar algumas pessoas, caso fossem divulgadas aqui. 😅😅 Isso só demonstra a criatividade e ousadia dos alunos ao pensar fora da caixa! Posso partilhar que um dos feedbacks me transportou para a ideia de editor de revistas masculinas e outro transportou-me para a indústria farmacêutica. 

A sessão foi, sem dúvida, um passo importante para despertar o espírito empreendedor nos jovens, preparando-os para um futuro cheio de oportunidades e desafios. Aguardamos ansiosamente por mais eventos assim e pelas brilhantes ideias que certamente continuarão a surgir!

Assim, à pergunta "Esta juventude está perdida?" Eu responderia que esta juventude tem um futuro radioso! Haja o espaço e o apoio necessários para crescerem e fazerem o seu próprio caminho!

Sem comentários: