2011-09-24

revolução cientifica - velocidade da luz ultrapassada

Observação de um neutrino batendo num próton numa câmara de bolhas.
Este momento é, sem dúvidas, um momento de revolução científica. Segundo notícias, foi verificado, em experiência no CERN, que existem partículas que se movem a uma velocidade superior à velocidade da luz: os neutrinos.  Apesar das cautelas e caldos de galinha que deve haver nestes casos, e da importância da validação e aceitação da comunidade cientifica, a emoção apoderou-se desta comunidade essencialmente racional.
Este é um momento em que se ultrapassa uma "velocidade inultrapassável", podendo dar novos mundos à investigação científica e à inovação. Ficaremos mais perto do que nos apresentavam nas séries científicas dos anos 80? Será mais fácil viajar no tempo? Será o cumprimento das promessas implícitas da data?
Ainda há muito caminho a percorrer até que este conhecimento se reflita fora do mundo científico, mas estou curioso. Todos iremos acompanhar de forma mais ou menos consciente. Uma alteração significativa no estado da arte!

2011-09-21

Cidades inovadoras

E se as cidades aproveitassem a energia gerada pelo movimento diário dos cidadãos nas suas ruas para gerar electricidade?

A tecnologia que permite gerar energia eléctrica com base no movimento das pessoas ao caminhar já existe. A cidade francesa de Toulouse foi uma das pioneiras na sua aplicação e colocou-a num dos passeios das suas ruas. São módulos sensíveis a pressão e que geram electricidade sempre que os peões caminham sobre eles.

Roterdão tem uma discoteca, a Club Watt, que utiliza esta fonte de energia, o supermercado inglês Sainsbury's tem caixas registadoras alimentadas desta forma, e uma das estacões de metro em Tóquio consegue com estes módulos alimentar os seus anúncios publicitários.

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", Toulouse foi a primeira cidade a aplicar esta tecnologia em espaços exteriores.

Entretanto, Roterdão está a desenvolver um modelo piloto para aplicar esta tecnologia num estádio de futebol.

Também Cascais se destaca ao contribuir para a promoção de energias verdes e para a sustentabilidade ambiental, disponibilizando a sua população o aluguer de bicicletas eléctricas que funcionam a energia solar.

XII Conferência Europeia de Criatividade e Inovação

A abertura da XII Conferência Europeia de Criatividade e Inovação foi no teatro de Faro, com um espetáculo colaborativo conduzido por Carlos Mendes e tendo como intérpretes os participantes. Um bom começo que foi um prenúncio de um ótimo evento. Parabéns à organização, oradores e participantes, que o tornaram um espaço de cooperação e de troca de ideias. O âmbito internacional promoveu o contato com pessoas das mais variadas origens: Finlandeses, Noruegueses, Italianos, Alemães, Holandeses, Cipriotas, Norte-Americanos, Palestinianos, Australianos, Indianos, Japoneses, Espanhóis e até Portugueses. Muito Bom!





E o que é a XII Conferência Europeia de Criatividade e Inovação? Vejam a explicação seguinte:


2011-09-12

os portadores do conhecimento...

"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas." — Peter Drucker

Eu alargaria este aforismo às empresas e instituições!

2011-09-07

prémio no calçado português

A fileira do calçado tem, nos últimos anos, feito um esforço enorme para o seu reposicionamento internacional. São cada vez mais comuns os reconhecimentos internacionais pelo design ou por outras inovações do produto. FlyLondon, Softwaves e outras marcas afirmam-se através do reconhecimento do seu valor.
Agora, a Xuz recebeu o prémio Revelação GAPI, com assuas socas, em Dusseldorf. Que haja mais exemplos desta capacidade de diferenciar os produtos, para que se possa aprender com o exemplo deste setor tradicional, que tem estado a conseguir dar a volta por cima ao que já foi uma crónica de uma morte anunciada.
Ver mais em:
socas portuguesas ganham prémio revelação em Dusseldorf!

2011-09-06

Centro Champalimaud para o Desconhecido

"Em testamento António Champalimaud doou um terço da sua fortuna, 500 milhões de euros, para a criação de uma fundação na área da saúde.
Seis anos após a sua morte, nasceu à beira Tejo um dos "melhores espaços de investigação de doenças cancerígenas no mundo". Este centro vai dedicar-se a duas áreas específicas: oncologia e neurociências.
"Moveu-se o céu e a terra para tornar este centro um dos melhores espaços de investigação de doenças cancerígenas no mundo", afirmou Raghu Kalluri, professor de Medicina em Harvard e director do futuro Centro do Cancro, citado recentemente pelo "New York Times". O Hospital do Cancro, preparado para receber 300 doentes por dia, vai ocupar dois dos pisos (piso térreo e cave) do Centro Champalimaud para o Desconhecido.
Já os dois pisos superiores são destinados à investigação. Raghu Kalluri revelou ao jornal "Público" que os médicos contratados "vão ter 50% do seu tempo dedicado à investigação. Vão poder fazer investigação básica no laboratório, estudar a epidemiologia de um cancro, os tratamentos, os resultados clínicos, fazer ensaios clínicos de novos medicamentos". Raghu Kalluri afirmou ainda que o centro quer ser "reconhecido como um dos melhores sítios do mundo para a investigação na área das metástases".

O Centro Champalimaud para o Desconhecido terá "500 investigadores a trabalhar lado a lado com 100 médicos, lidando com cerca de 300 pacientes por dia". Esta aproximação da investigação às práticas terapêuticas será, segundo o próprio Centro, algo "único" e "aplaudido por outros cientistas".

Bem haja Champalimaud
^_^ EO.



















2011-09-04

auto-estrada: a necessidade aguça o engenho

Após a venda do terreno para a construção de um imóvel, o governo tomou a decisão de construir uma auto-estrada. Foi feito um acordo que permitia construir o edifício e a auto-estrada, tornando este edifício único no mundo. Do quinto ao sétimo andar, passa um túnel que protege o edifício de qualquer vibração ou ruído:





2011-09-02

o palco para: Howard Gardner

Howard Gardner multiplicou a inteligência por 8. Identificou 8 inteligências distintas: a linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, musical, espacial, naturalista, interpessoal e intrapessoal. Todas elas são fundamentais para Inovar. E tornaram o seu autor um Inovador na área da Psicologia. Howard Gardnner ganha prémio Príncipe das Astúrias