2011-11-05

Nespresso, what else?

O conceito da Nespresso foi revolucionário. Permitiu a qualquer um tirar um bom café em casa. Permitiu que esse café fosse tirado de forma rápida, e limpa. Este novo conceito permitiu-lhe obter uma grande notoriedade neste sector. Aliou a um bom produto um serviço de  excelência, e uma distribuição simples e rápida. Quem já experimentou comprar pela loja on-line, já comprovou a sua eficácia. Quem já comprou numa loja física, já usufrui de um serviço profissional e eficiente. Para além disso, criou-se um culto em redor do consumo do café Nespresso e, como se não bastasse, foram felizes na comunicação do produto e do conceito, com vários spots publicitários em que o humor discreto está presente, e está também presente o George Clooney, adorado pela generalidade das mulheres e invejado pela maioria dos homens, e cuja presença discreta, simpática e humana, nos faz sentir identificados com ele e, através dele, com a marca. Para ajudar a consolidação do seu posicionamento, houve ainda o fenómeno das redes sociais em grande escala, que têm contribuído para o aumento do consumo de café em casa.

A maioria destes aspectos foram, com certeza, muito trabalhados até ao lançamento do conceito/produto nos mercados e continuou após a introdução no mercado, com melhorias ao produto e à organização que o suporta, com o aumento da rede de distribuição e com a contínua comunicação, como se pode evidenciar com as preocupações ambientais actualmente presentes.

Durante algum tempo, a Nespresso esteve praticamente sozinha no mercado. Foram aparecendo algumas marcas, que independentemente da sua força, nunca conseguiram uma penetração no mercado que afectasse a Nespresso. Este é um exemplo de uma excelente aplicação de uma Blue Ocean Strategy, que a maioria de nós procura. Quem não deseja ter um mercado sem concorrência? Mas é importante verificar que neste mercado sem concorrência, a Nespresso sempre demonstrou ter um grande respeito pelos consumidores, o que permitiu que a concorrência tivesse dificuldades acrescidas em entrar neste negócio de milhões, independentemente das patentes associadas.

Há já algum tempo que se começam a ver as cápsulas compatíveis, as patentes ainda estejam em vigor, mas é difícil entrar no mercado, porque a qualidade percebida do café Nespresso é muito elevada. Começam a aparecer cápsulas com preços competitivos e essa pode ser a via para entrar nos mercados.

Existe actualmente uma empresa portuguesa, a Brown, que pretende entrar neste mercado e que fez um grande investimento em cápsulas para Nespresso, como forma de crescer em tempo de crise, esperando ter uma parte do apetitoso negócio das cápsulas!

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