2011-11-19

À segunda vez, os neutrinos continuam mais rápidos que a luz

CERN's Globe of Science and Innovation
Continua uma discussão intensa sobre a velocidade dos neutrinos e da luz. Quais os mais rápidos? Depois de uma primeira experiência pelo CERN, sobre a qual já tínhamos falado em
revolução científica à velocidade da luz e que deu azo a forte discussão sobre o tema e sobre o mundo baseado nos pressupostos de Einstein, foi feita nova experiência pelo CERN. Podemos saber mais sobre esta nova experiência em À segunda vez, os neutrinos continuam mais rápidos que a luz. O mais relevante é o sintoma que está frequentemente presente nas grandes revoluções científicas, a dúvida e as criticas feitas a quem tem a ousadia de por em causa fundamentos da nossa vida e em que se baseia todo o nosso conhecimento. Estou plenamente convencido que Einstein estimularia a procura do conhecimento e a experimentação científica. Acredito que seria um dos primeiros a tentar ultrapassar o estado de conhecimento em que ele, de forma magnânime, nos colocou.
Independentemente do resultado destes testes e ensaios, tem gerado fortes discussões no meio científico e não só. Espera-se que sirva de meio para aumentar o conhecimento nesta e noutras áreas não tão obviamente ligadas a este assunto. Mas neste caso, esta discussão já se poder considerar positiva, pois aproximou um pouco mais a ciência do cidadão comum. Também é caso para dizer que estas discussões são boas porque, como dizia o outro, da discussão, do contraditório, nasce luz, assim haja quem a queira aproveitar.
É caso para dizer "da velocidade, nasce a luz!"

Sem comentários: