2014-12-10

Bizup * Networking Time: 4.ª sessão, 11.12.14 (19h)


No próximo dia 11 de Dezembro ocorrerá nova sessão de Bizup – Networking Time, organizado pela Academia de Voo, no Cowork.Coimbra.

No último Bizup - Networking Time, realizado em Novembro, foram apresentados os seguintes projectos:

* Deskomplik, Consultoria de Apoio aos Negócios e à Gestão, (http://www.descomplik.pt/), por Joana Ramos. Tem como missão: "Contribuir para o desenvolvimento e crescimento das organizações e simplificar e apoiar a vida do cidadão contribuinte."

* Bid Lab, (https://www.facebook.com/BID.labs), por Cristiano Cunha. Tem como missão "Identificar, avaliar, definir e implementar soluções de consultoria integrais que possam gerar diferenciação e valor acrescentado às empresas."

* Lugar dos afetos, (http://site.lugardosafectos.com/), por Paula Fonseca. É "Um Lugar onde se pretende que “…todos, em qualquer idade, possam descobrir um caminho, nem que seja um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros e de si próprios“.


Quem se afigura para os próximos eventos? A ver vamos! É sempre uma surpresa!

Venham e tragam amigos ou pessoas que pretendam ver o seu projeto divulgado!! 
Ainda temos espaço para apresentação de projetos.

Segundo Winston Churchill, "A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais."

Ouse! 
Tenha a coragem de apresentar o seu projeto.
Estará a dar um passo fundamental para o seu sucesso.


Academia de Voo – Asas para empreendedores: www.academiadevoo.com

Telefone:  239 049 820

Ver mais informação em: http://www.academiadevoo.com/bizup

2014-11-15

Bizup Networking Time: Fator crítico de sucesso acontece em Coimbra



No próximo dia 20 de Novembro ocorrerá nova sessão de Bizup – Networking Time, organizado pela Academia de Voo, no Cowork.Coimbra.

No último Bizup - Networking Time, realizado a 23 de Outubro, foram apresentados os seguintes projectos:

* Viskott, (http://viskott.pt/pt), por José Custódio;

* Associação Fazer Avançar, (http://www.fazeravancar.org/coimbra-tem-mais-encanto/), por Patrícia Mano, Sandra Bernardo e Vera Cunha;

* Word of Women, (http://wordofwomen.com/), por Romana Fresco;

* Be a Senior, Be Happy  (https://www.facebook.com/beaseniorbehappy), por Gisela Figueiredo.


Quem são estas empresas/Projetos?

Viskott: “Presente no mercado desde de 2004, a Viskott construção civil, Lda. é uma empresa de referência no mercado das Beiras, no sector da reconstrução e remodelação de habitações e lojas comerciais. Mais concretamente isolamentos térmicos, tectos falsos, pinturas,renovação de Wc’s e cozinhas, renovação de telhados, reconstrução de casas antigas, fachadas térmicas “capoto”, impermeabilizações…O Know-how adquirido ao longo do tempo, total confiança de clientes e relações privilegiadas com fornecedores, são a base de sustentação para o cenário de confiança e estabilidade da Viskott construção civil.”

Associação Fazer Avançar: “Acreditamos que a motivação e capacidade dos jovens podem fazer uma diferença real na sociedade, e é por isso que trabalhamos para sensibilizar, formar e mobilizar os jovens para que sejam agentes desencadeadores de mudança. Fazemos parte de uma equipa que dá o seu melhor para dar respostas a problemas concretos, pode ser o problema do João do 2º esquerdo, como o de um prédio ou cidade. Neste caminho, desenvolvemos competências e vamos ficando mais atentos e sensibilizados para a existência de várias realidades, situações e contextos sociais.”

Word of Women: "É uma Associação Sem Fins Lucrativos que pretende divulgar experiências, histórias, valores e criações de mulheres que se distinguem pela criatividade, pela inovação, pelo empreendedorismo... Não são mulheres que se governam apenas de palavras. São mulheres que se caracterizam pela força e pela coragem de fazer mais e melhor, num mundo em mudança. São mulheres que inspiram. Palavras para quê?"

Be a senior, be happy: "Sendo o envelhecimento um processo dinâmico, gradual, natural e inevitável, à semelhança de qualquer outra etapa da vida humana, é também uma oportunidade de bem-estar e de felicidade. E é ai que o projeto Be a Senior, Be Happy entra, proporcionando experiências únicas e autênticas.
Uma vida longa e saudável é uma conquista que está cada mais perto para cada um de nós, assim, fazendo atividades do seu interesse e desejo, os idosos, aproveitaram melhor a sua velhice!"


Quem se afigura para os próximos eventos?

Venham e tragam amigos ou pessoas que pretendam ver o seu projeto divulgado!! 
Ainda temos espaço para apresentação de 2 projetos.

Segundo Winston Churchill, "A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais."

Ouse! 
Tenha a coragem de apresentar o seu projeto. E estará a dar um passo fundamental para o seu sucesso.


Academia de Voo – Asas para empreendedores: www.academiadevoo.com

Telefone:  239 049 820

Ver mais informação em: http://www.academiadevoo.com/bizup

2014-10-27

Seminário "Inovar é Simples": Empresas inovadoras partilham experiências



XLM – Inovação e Tecnologia e 
Academia de Voo – Asas para empreendedores,  

organizam 3.ª Edição do Seminário:

“Inovar é Simples”

Realiza-se no próximo dia 29 de OUTUBRO, das 14h45h às 18h00, a 3.ª edição do Seminário “Inovar é Simples”, uma iniciativa da XLM – Inovação e Tecnologia e da Academia de Voo – asas para empreendedores. A iniciativa decorrerá no espaço Cowork.Coimbra, e terá a participação de empresas que fazem da Inovação um fator crítico de sucesso. 

As empresas Bluepharma, Indústria Farmacêutica, PT Inovação e XLM – Inovação e Tecnologia estarão presentes a partilhar as suas experiências. Terá ainda a participação do Rui Patrício, CEO da Digitalflow e Pedro Paiva, consultor e Co-fundador da Academia de Voo.

Neste seminário serão apresentados casos de estudo das empresas presentes (a própria empresa ou projectos inovadores existentes no seu seio), falar-se-á de estratégia, cultura e boas práticas de inovação. 

É por todos reconhecida a importância da inovação das empresas que se pretendem destacar e evoluir no mercado nacional e além fronteiras e, este seminário, permite mostrar como as empresas de dois sectores altamente competitivos podem singrar e ter sucesso quando encaram a inovação como um fator relevante e com impacto em toda a organização. 

Por outro lado, pode-se verificar que há vários factores para ser inovador, mas a vontade é, sem dúvida um dos principais elementos. É neste contexto que a realização do seminário “Inovar é Simples” pode dar orientações e motivar organizações existentes ou potenciais para o caminho do sucesso.

Programa:
14:45 – 15:00 RECEÇÃO

15:00 – 15:10 ABERTURA EDUARDA OLIVEIRA, Gestora do Cowork e co-fundadora da Academia de Voo

15:10 – 15:30 INTERVENÇÃO MARCOS RIBEIRO, Director Comercial na XLM Apresentação da XLM A relevância da implementação do processo de inovação na organização

15:30 – 16:00 CASO DE ESTUDO BLUEPHARMA – Industria farmacêutica.

16:00 – 16:30 INTERVENÇÃO RUI PATRÍCIO, CEO da DIGITALFLOW Porquê inovar? Definição e execução da estratégia Avaliação das práticas de inovação

16:30 – 16:40 ESPAÇO PARA QUESTÕES

16:40 – 17:10 CASO DE ESTUDO HÉLDER PEREIRA e INÊS OLIVEIRA, Gestores de Inovação na PT Inovação O Ecossistema da Inovação na PT Inovação e Sistemas

17:10 – 17:40 INTERVENÇÃO PEDRO PAIVA, Consultor/ Co-fundador da ACADEMIA DE VOO, Condições para a inovação Cultura de inovação

17:40 – 17:50 ESPAÇO PARA QUESTÕES

17:50 – 18:00 ENCERRAMENTO DA SESSÃO EDUARDA OLIVEIRA, Gestora do Cowork e co-fundadora da Academia de Voo

Esta iniciativa integra-se na estratégia da Academia de Voo de apoio ao empreendedorismo e incentivo à criação de novas empresas, actuando também como potenciador de novas ideias de negócio, através de várias acções que desenvolve em parceria com outras entidades e das facilidades de acesso aos serviços que desenvolve.

O workshop decorre nas instalações do Cowork.Coimbra, na Rua da Casa Branca, 97, 3030-109 Coimbra.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, que deve ser feita através do envio de um email para geral@academiadevoo.com ou em http://xlm.pt/inovar-e-simples/

Academia de Voo – Asas para empreendedores: www.academiadevoo.com
e-mail: geral@academiadevoo.com
Telefone: 239 049 820

XLM – Inovação e Tecnologia: www.xlm.pt
e-mail: xlm@xlm.pt
Telefone: 234 371 511

2014-10-22

Ignite Coimbra | Portugal dos Pequenitos | Sala dos Capelos | 30 de Outubro | 18h00

"(c) sergio brito - coimbra - 2012"

"Enlighten us, but make it quick."
* O que é o Ignite? O Ignite consiste num conjunto de eventos de partilha de ideias, abertos à participação de todos. Gira em torno de apresentações sobre sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia. Os oradores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos.
* O Ignite foi iniciado em Seattle em 2006 por Brady Forrest e Bre Pettis. Desde então, centenas de palestras de cinco minutos foram dadas por todo o mundo. Florescem comunidades Ignite em Seattle, Portland, Paris e Nova York. Também Coimbra merece figurar neste mapa. http://igniteshow.com/ 

​*​ 
Em Portugal, a iniciativa Ignite recebeu o selo do Programa Estratégico +e+i pela importância da sua contribuição para o estímulo da cultura e das práticas de empreendedorismo e inovação em Portugal. http://www.ei.gov.pt/index/

* ​
Quais os objectivos? O Ignite é realizado por voluntários que gostariam de ver a sociedade civil com um papel mais interventivo na construção do futuro e da comunidade em que se inserem. A sua missão é dar “voz” e palco às ideias e talentos da cidade e região, inspirando as pessoas e elevando o Quociente de Inteligência e o Quociente Emocional coletivo. Os lucros do Ignite Portugal revertem para a Terra dos Sonhos, ajudando a realizar os sonhos de quem mais precisa.

*Onde e quando vai decorrer? Portugal dos Pequenitos (Sala dos Capelos), dia 30 de Outubro de 2014, 18h00. 
*Onde posso submeter o meu discurso? http://igniteportugal.clix.pt/p/become-speaker.html
​* ​
Deixo-te ainda com a sinopse. Caso tenhas alguma dúvida ou necessites de mais informação, por favor não hesites em contactar-me.

Sinopse: "Coimbra: cidade da tradição, do conhecimento, da saudade, do fado e do Mondego que enlaça o anfiteatro de fachadas coroadas pela omnipresente Torre da Universidade. Somos de Pedro e Inês, da serenata e dos estudantes de capa negra, da saúde... Mas... e mais? Será estranho pensar na diversidade numa cidade onde a tradição é um adjetivo sempre presente? Cremos que não. Por isso, ousamos afirmar que faz também parte da nossa identidade a inovação, a criação e a originalidade! Queremos mostrar que, para lá do que nos reconhecem, para lá das ruelas e becos da Alta, há tanto mais por encontrar nesta cidade! É por tudo isto que o Ignite chega a Coimbra no dia 30 de Outubro: para que tenhamos partilhas rápidas e inspiradoras, tradicionais e inovadoras, revolucionárias e artísticas, de estudantes, comerciantes, vendedores de postais, inventores de uma lua colorida, ou simplesmente... da gente da nossa cidade. Juntos seremos a DiverCidade, aquilo que engrandece Coimbra! Juntem-se à nossa palete, para inspirar ou ser inspirado. Quem aceita o desafio?" -- Vera Margarida Cunha


igniteshow.com
Watch thousands of five minute talks recorded live. They are recorded at Ignite events in over 100 cities.

​Até breve
,

Pedro Paiva: pmcpaiva@gmail.com                  966.353.017
Vera Cunha:  veramargaridacunha@gmail.com  962.551.826

2014-10-15

Portugal pela Positiva

É sempre interessante analisar o país pela via positiva e encarar os problemas como desafios a ultrapassar. A seguir, um vídeo que vê Portugal, precisamente pelo lado positivo! Apesar de ter algum tempo, mantém-se atual em grande parte. Que sirva de exemplo e inspiração para nos motivar para ultrapassar os desafios que se nos deparam: 




2014-09-29

Networking: Fator crítico de sucesso acontece todos os meses em Coimbra


No Cowork.Coimbra, na zona da Casa Branca, foi realizado, no dia 25 de Setembro, mais um evento de Networking, organizado pela Academia de Voo e com a presença de vários empresários e empreendedores, onde foram apresentados os seguintes projectos: Nuvideia, projecto relacionado com a comunicação organizacional, Ignite Coimbra, projecto com o fim de apoiar entidades sociais, através de um evento com oradores e ideias inspiradoras, sob o mote “inspirem-nos, mas depressa!” e Academia de Voo, plataforma de promoção de empreendedorismo com o apoio a empreendedores “sozinhos” ou empresas empreendedoras, com apoio em vários níveis de atuação, desde a constituição da empresa, passando pela estrutura, financiamento, auto-conhecimento e conhecimento de conceitos de gestão.

No âmbito desta nova plataforma de apoio ao empreendedorismo, o BizUp é uma plataforma onde, num primeiro momento se promove o conhecimento sobre assuntos comerciais e de vendas, através de equipas de trabalho bem definidas e, num segundo momento, permite apresentar empresas, projectos, ideias, negócios e promove a troca de ideias potenciando negócios entre as partes.

O Bizup é um conceito que teve um período de experimentação de 3 meses, com a participação de 10 empresas convidadas e assenta nos princípios do Lean Start Up, ou seja no conceito “Mais vale feito do que perfeito”. Após este período experimental, com trabalho real, verificou-se que o conceito é interessante para os participantes, que mostram interesse e desejo de voltar e falar sobre os seus projectos, as suas ideias, encontrando, frequentemente, parceiros de negócio e clientes. Neste momento existem duas equipas de trabalho, reunindo mensalmente. O interesse pelo Bizup tem aumentado sendo habitual a presença de vários representantes de empresas e com negócios a acontecer entre as partes presentes.

É, para além de puro Networking, um conceito de aprendizagem colaborativa numa área que é grandemente responsável pelo nível de sucesso das organizações. Na última sessão falou-se e treinou-se a apresentação do negócio, projecto ou ideia, com base no conceito de elevator pitch, ou seja tem poucos segundos para impressionar o/s seu/s ouvinte/s. Impressione-o/s”e foram feitas as apresentações dos projectos supracitados.

Para as sessões de Outubro, a realizar a 16 e a 23, já estão confirmadas a presença da Wizdee (empresa tecnológica) e a presença da ArtMM (empresa na área da cosmética,  que produz sabonetes com memórias da região centro).

O BizUp permite até 6 apresentações por sessão e está aberto a todos os interessados em trocar experiências e mostrar o que se está a fazer na região centro.

Se pretender obter mais informações e participar, informe-se através de um dos seguintes meios:
Academia de Voo – Asas para empreendedores: www.academiadevoo.com
Telefone:  239 049 820

2014-05-20

Auditorias a sistemas de gestão: Cumprir calendário ou criar valor?


É do tipo “realizar auditorias para cumprir calendário” ou do tipo “quero extrair o conhecimento que puder desta auditoria”? Independentemente do seu tipo, os custos são os mesmos. Os benefícios, esses, são completamente diferentes.
O papel das auditorias é fundamental nas organizações. Permitem verificar a conformidade e, caso haja desvios, intervir rapidamente para evitar situações grandes problemas. A auditoria tem 3 fases essenciais: a preparação, a execução e o relato. Estas 3 fases permitirão a definição de planos de ação “a posteriori” que facilitarão a resolução/minimização do problema e a eliminação das suas causas.

2014-04-30

Soluções Ideais


Há convites que surgem de forma inesperada e que são excelentes oportunidades para reforçar relações e conhecer melhor as organizações. Este convite veio do Diretor Geral do grupo Soluções Ideais, Rui Guedes, no sentido de animar uma tarde de apresentação de resultados trimestrais, aproveitando para debater alguns temas importantes para o caminho de crescimento que a Soluções Ideais está a trilhar. Há decisões que estão tomadas antes de decidirmos e claro que fui a este evento especial.Valeu a pena!!!

Ir à Figueira da Foz é sempre motivo de boa disposição. Ir partilhar algumas experiências e conhecimentos com uma empresa que admiro, aumenta em muito esta boa disposição. A tarde começou com um rancho, a que chamei de forma abusiva e errónea feijoada, nome que foi de imediato criticado de forma veemente pelo cozinheiro designado e pelos seus companheiros de luta. Tive que concordar que foi interessante ver o apoio imediato dos seus companheiros, defendendo a sua dama com vigor. Como o Rui disse, partilhamos o gosto pela gastronomia, na ótica do utilizador, o que me dá um conhecimento mais limitado nos nomes técnicos de determinados pratos, nomeadamente nos pratos em que a semelhança é grande. Passado um prato de rancho bem servido e um copo de tinto cuja origem desconheço, mas bom de beber, todas as diferenças na terminologia gastronómica foram ultrapassadas.

Depois disto, chegou a hora de nos divertirmos de forma séria. A brincar chega-se sempre mais longe e, depois de debatermos alguns temas relacionados com a criatividade e a inovação, e de que forma podemos ganhar com a sua aplicação num setor digno de uma selva, como é o setor imobiliário, encontramos 122 ideias passíveis de melhorar algumas áreas de intervenção da Soluções Ideias e de se transformar em projetos interessantes. Numa primeira análise muito a frio, verificou-se a existência de algumas com potencial de tornar o dia a dia dos colaboradores da empresa e dos seus clientes mais divertidos, não deixando de estar orientado para a solução dos desafios que os clientes colocam.

Este foi o início de uma etapa e sei que haverá tempo e momentos para analisar cada uma das ideias e do seu potencial, dando-lhes o tempo necessário para a construção de projetos interessantes e valorizados pelos clientes, como já acontece com dois dos seus projetos bandeira nesta área: porta aberta, carta fechada e casa 150 (ver mais em http://www.solucoesideais.pt/)

Compreendi o porquê da empresa estar a crescer mesmo em momentos de crise e das dificuldades próprias de um setor muito fustigado pelas dificuldades económicas e financeiras. Não só a preocupação em promover a inovação na sua organização, mas também a preocupação de manter a motivação dos seus colaboradores e parceiros, assegurando que estes mantém a iniciativa e a vontade de fazer mais. A apresentação dos resultados trimestrais e da valorização dos seus colaboradores com vários prémios por área de negócio, assim como a partilha dos motivos que cada um considera que os levou a ser bem sucedidos, foi um momento de partilha e aprendizagem muito interessante para todos os presentes na sala.

Bem haja pela oportunidade que me deram de participar neste vosso evento e sempre que considerarem interessante a minha participação, disponham!
 

2014-04-01

Porque é a Disney Mágica?


Quando falamos do Mundo Disney, a magia anda no ar! Walt Disney, despedido de um jornal com a justificação de que era uma pessoa pouco criativa, criou o Império Disney. Este Império vive dos sonhos, da alegria, da magia. É pertinente e legítimo perguntar porque é a a Disney Mágica?

Lee Cockrell, responsável pelas operações da Disney durante vários anos, partilhou connosco o segredo. Todos os colaboradores percebem o princípio fundamental, desde o primeiro dia de trabalho: "Não é a magia que faz com que funcione; é a forma como funcionamos que o torna mágico.". Esta é a sua verdade, mas acredito que é aplicada, consciente ou inconscientemente, em todas as organizações mágicas.

Para fazer com que o resultado pareça autêntica magia, Lee Cockrell partilhou os dez princípios que seguiu durante a sua caminhada neste mundo mágico: 

1.º Lembre-se que todas as pessoas são importantes!
2.º Quebre os padrões!
3.º Transforme as pessoas na sua marca!
4.º Crie magia através da formação!
5.º Elimine os contratempos!
6.º Aprenda a verdade!
7.º Queime o combustível gratuito!
8.º Mantenha-se na vanguarda!
9.º Seja cauteloso com o que diz e o que faz!
10.º Desenvolva o carácter!

Estes princípios são universais para quem quer tornar a sua organização mágica!
A sua organização é mágica? 
Conhece exemplos de organizações mágicas? 
Envie-nos as organizações mágicas que conhece!
Também queremos conhecer!

2014-03-20

Dia Internacional da Felicidade e a magia da Disney


No Dia Internacional da Felicidade, fui aprender a tornar as organizações mais felizes e, consequentemente, mágicas! Na Happy Conference, num magnifico Teatro Tivoli, foi um privilégio ouvir Lee Cockerell a partilhar experiências e princípios que foi implementando na Disney e que tornou a organização ainda mais mágica! 

Boa Lee! 
Valeu a pena!

2014-03-18

SIM! Ser Criativo! #001

Usar um bloco de notas! 
Anotar todas as ideias. As minhas e as outras, que escuto e valorizo!

2014-03-14

App "No meu Bairro"

De acordo com o IPN, "A aplicação de mobilidade "No meu Bairro" venceu o concurso para apps centradas no utilizador, "One.Stop.Transport Dev Challenge, promovido pelo projecto TICE.Mobilidade, liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Pedro Nunes (IPN). O software permite a qualquer cidadão notificar os problemas de gestão de espaço público da sua localidade, desde um simples buraco na rua, uma lâmpada fundida ou um semáforo avariado até problemas mais complexos".

Ver notícia completa em IPN.

2014-03-10

Brainnovation I: Guarda

Foi o momento de ir à cidade dos 5 F's*, a Guarda espevitar a criatividade e a capacidade de inovação das suas gentes! Não foi surpresa perceber que existe pela Guarda gente muito criativa e inovadora. A grande surpresa foi um dia solarengo e quente, depois de tantos dias de frio e tempestade o que, juntamente com a dinâmica e boa disposição de quem esteve presente, pôs claramente em causa o F do Frio da Guarda!

Em Abril, o Brainnovation II.
Até Breve!!


* Os 5 F's (fonte: Guarda)
1- Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
2- Farta: devido à riqueza do vale do Mondego;
3- Fria: a proximidade à Serra da Estrela explica este F;
4- Fiel: porque Álvaro Gil Cabral – que foi Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral – recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85. Teve ainda Fôlego para combater na batalha de Aljubarrota e tomar assento nas Cortes de 1385 onde elegeu o Mestre de Avis (D. João I) como Rei;
5- Formosa: pela sua natural beleza.

2014-02-14



Esta semana participei no seminário "Inovar é Simples". Para além do agradecimento à organização da XLM, da SEMA e da Câmara Municipal da Estarreja, apraz-me realçar alguns aspetos interessantes:

* A organização da XLM, em conjunto com a SEMA e com a Câmara Municipal de Estarreja, em que tudo foi muito bem pensado e tranquilo.
* As instalações sociais do ECO-Parque, com excelentes condições e com uma acústica notável.
* Os oradores, com a partilha de informação relevante dentro do tempo previsto.
* O cumprimento do horário. Estava previsto que o seminário decorresse entre as 15h00 e as 17h00. Decorreu entre as 15h00 e as 17h06.
* A presença do Presidente da Câmara de Estarreja que chegou à hora prevista, fez um discurso dentro do tempo determinado e assistiu atentamente a todo o seminário. Os políticos, se querem ser respeitados, devem começar por respeitar os outros. O Dr. Diamantino Sabino proporcionou-nos um bom exemplo do respeito pela sua comunidade.

Com tudo isto, e com o tema "Inovação" debatido de forma séria, mas descontraída, a conclusão óbvia é que foi um excelente seminário.

2014-01-07

Viagra: Serendipidade e fim da Patente


Provavelmente, há poucos medicamentos mais conhecidos do que o Viagra. A Aspirina sê-lo-á, mas pouco mais. 
Provavelmente, há poucos medicamentos que tenham originado tantas histórias, anedotas e mitos como o Viagra. Sem grande esforço, lembro-me rapidamente de algumas dessas histórias.  
Este medicamento teve e tem um impacto grande na vida de muita gente!

Agora, a sua proteção termina com o fim da exclusividade da patente do Viagra em Portugal, como noticiam jornais como o iOnline, o Diario Digital, o Noticias ao Minuto ou a revista Sábado

Neste medicamento da Pfizer podemos analisar dois aspetos relevantes no mundo da Inovação: i. as patentes e ii. a serendipidade.

i. As patentes: a importância e a finalidade das patentes são alvo de discussões sem fim sobre as suas virtudes e defeitos, sobre se são essencialmente positivas ou negativas. O facto é que existem e são um aspeto preponderante a ter em consideração na área dos medicamentos (e não só). Sem fazer qualquer juízo de valor sobre este assunto, verifica-se que, segundo o Infarmed, existem já 45 medicamentos genéricos de substância activa Sildenafil com autorização de introdução no mercado. Tem que ser um mercado aliciante e esteve protegido por um longo período. Assim, e independentemente da posição de cada um de nós sobre as patentes, este é um factor relevante a ter em consideração sempre que se pensa em Inovação. Há outros casos bem conhecidos e mediáticos relacionados com patentes, que nos ajudam a refletir sobre o tema, como podemos ver em:
ii. a serendipidade está relacionada com a descoberta por acaso. Claro que uma base forte de conhecimento da área em que se está a atuar, favorece a identificação do acaso como algo a captar e a aproveitar, mesmo que para fins diferentes dos inicialmente previstos. Há mérito nisto. Como dizia Louis Pasteur "o acaso só favorece a mente preparada". O Viagra é um exemplo excelente deste conceito. A Investigação inicial incidia sobre questões cardíacas, nomeadamente com a angina (dor no peito), mas os investigadores tiveram o mérito e a competência de identificar efeitos secundários numa imensa maioria de utilizadores, relacionados com o seu desempenho sexual, e alteraram o rumo da sua investigação, ou da utilização do produto obtido, tornando-se um dos mais conhecidos e consumidos medicamentos do mundo. 
Apesar do fim da proteção ao Viagra, e do aumento da concorrência de forma intensa, a Pfizer deverá continuar a ganhar muito com este medicamento, durante longos e bons anos. E 50% da população mundial está no clube dos potenciais utilizadores!

Sem dúvida que Inovar Faz Bem!