2016-08-12

Mas comunicar para quê?




É impossível não comunicar. Todas as pessoas ao longo de todo o dia comunicação, quer estejam a falar, quer estejam a ouvir, pela sua maneira de vestir, pela sua postura corporal. Tudo comunica. O mesmo se passa nas organizações, elas tal como as pessoas têm uma identidade, uma personalidade, algo que as torna únicas e com que as pessoas se identificam.

A comunicação é um instrumento de gestão que permite às organizações alcançar os seus objetivos e ser mais performativa nas respostas aos diferentes desafios. A comunicação ajuda a que a organização seja mais unitária e comunitária.


Quando planeia a gestão estratégica da sua organizações deve também passar por definir a estratégia de comunicação. Uma comunicação inteligente contribui para a mudança da sua organização. Investir em comunicação não é um gasto supérfluo.

A comunicação parte de dentro para fora e por isso as organizações devem centrar-se mais nas pessoas com quem trabalham, elas devem sentir-se integradas no projeto de desenvolvimento da organização, devem fazer parte do todo, que é a cultura da organização, e deve ser-lhes dado acesso a informação e formação de forma a motiva-las e fazer crescer as suas competências e aptidões tanto profissionais como pessoais. Deve partilhar informação, construir sentido e mobilizando as pessoas.

A comunicação de uma organização é uma rede de sistemas e dados que ligam a organização e o meio envolvente, é a relação organização-colaboradores e clientes. Se a comunicação com os seus colaboradores não funcionar, e estes não estiveram bem informados sobre os objetivos da organização será difícil para eles conseguirem dar o máximo de si para benefício da organização. A comunicação interna usada corretamente permite aos colaboradores “vestir a camisola” da organização por se sentirem parte importante do processo de evolução dela. A organização deve também fomentar o diálogo e a troca de ideias entre todos, uma vez que estes levam ao seu crescimento. A equipa de trabalho deve estar sempre informada e motivada para poder dar o melhor de si. Fale com os seus colaboradores e veja como eles se tornam mais criativos, flexíveis, proativos, comprometidos, motivados e confiantes, e como o trabalham melhor em equipa.

A comunicação externa é ajustada aos propósitos da organização, divulga um projeto e promove o seu trabalho. Falando para os seus clientes conquista visibilidade e legitimidade, falando para os seus colaboradores define o seu posicionamento, a sua identidade, a política de imagem, é o lado visível da identidade desejada. Cria assim a sua marca baseada na autenticidade e com um conceito verdadeiro com versatilidade e capacidade de se adaptar a vários públicos.

A marca de uma organização é o elemento visível de uma relação que se pretende de confiança. É a memória e o futuro. Identifica a organização, diz quem ela é. É o elemento diferenciador. A marca dá sentido ao produto oferecido ou ao serviço prestado e define a identidade da organização, produto ou serviço no tempo e no espaço, com base num conjunto de valores, que fazem os seus clientes se identificarem com ela. A marca cria uma relação entre pessoas e organizações, produtos ou serviços através de uma relação física, psicológica e social. Já a identidade visual caracteriza e individualiza a marca. A identidade visual credibiliza e fideliza. Tanto a marca como a identidade visual devem fazer-se sentir em toda a organização e em todas as manifestações discursivas das organizações, do registo institucional, promocional ou publicitário.

Para construir uma imagem visual da sua organização deve ter em atenção que ela deve ser construida com uma intenção bem definida e de forma rigorosa. A comunicação deve ser monitorizada e avaliada permanentemente. Se a comunicação não está a fazer chegar a sua organização aos objetivos que definiu então é porque não está a ser realizada da melhor forma, tendo em vista os seu público alvo e deve readaptá-la, sempre com base nos valores da organização.

Para que a sua organização tenha retorno defina a sua estratégia de comunicação, tenha um plano geral e objetivos definidos. Tenha em atenção que a comunicação deve ser multidirecional, monitorizada, flexível e adaptar-se e integrar-se a diferentes sistemas de informação.

Uma empresa só existe através da comunicação.” Lionel Brault

*imagem retirada de softruck

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