2017-07-16

A criatividade é realmente importante?



A criatividade tem sido reconhecida cada vez mais como uma característica importante para a nossa capacidade de resolver problemas. A maioria de nós, aquando de uma primeira abordagem, associa a criatividade a artistas e a excentricidades... o que nem é mau, nem é falso... é apenas muito incompleto!

A criatividade está ligada a imensos temas da nossa vida e podemos afirmar com grande certeza de acertar que nos acompanha ao longo da nossa vida. Há momentos da vida em que somos exercitados para aumentar a nossa criatividade, outros momentos em que nos limitam a criatividade. No entanto, ela continua presente, com a determinação de quem sabe que para viver a vida, temos que a usar com frequência.

Para ter alguns conceitos básicos sobre criatividade, podemos ler o texto Pessoas criativas vêm o mundo de maneira diferente? que nos apresentam alguns estudos e diferenças entre pessoas criativas e outras. No entanto, não altera a minha convicção de que todos somos criativos e que podemos treinar as nossas capacidades criativas. Aliás, só aumenta a minha convicção que a criatividade tem várias formas de se manifestar, e podemos não ser um Picasso, um Cristiano Ronaldo ou um Saramago, mas podemos aumentar significativamente a nossa competência para resolver problemas.

A importância da criatividade pode ser fundamentada por várias ações realizadas por diferentes instituições. Por exemplo, a União Europeia lançou um observatório para medir a criatividade das cidades ou as escolas e as suas cada vez mais frequentes reflexões sobre a criatividade Ideias transformam cidades, a cultura Criatividade gera ganho colectivo ou os orçamentos participativos, uma realidade cada vez mais presente e que poderão proporcionar maior criatividade com origem na sociedade civil Orçamento participativo para repetir em 2018 com mais dinheiro!

Estes exemplos, seriam suficientes para demonstrar a importância da criatividade nas nossas vidas, mas podemos ver mais alguns casos mundanos, como ir morar sozinho pela primeira vez, ou as brincadeiras de férias com criatividade ou as 1001 ideias criativas proporcionadas pela Pumpkin ou ainda O poder da criatividade na vida e nos negocios. Poderíamos continuar com diversos exemplos nas mais variadas áreas e ficaríamos durante horas, dias ou uma vida inteira a apresentar ideias e argumentos a favor da criatividade. No entanto, o que propomos agora, é que ponha em prática a sua criatividade...

Na garagem, na cozinha, na rua, no parque, na praia ou na serra, ponha as suas ideias em prática e beneficie de ser criativo.

Na sua empresa, nunca deixe de ser criativo e de procurar novas soluções para os seus problemas... Vai ver como pode ganhar com esta atitude...

Sem comentários: