2019-02-25

Agência Digital Lavva na Coimbra Business School


O Tiago Castro da Agência Lavva esteve na Coimbra Business School, na Pós-graduação de International Business, a partilhar a sua experiência em processos de internacionalização. Tem uma grande experiência e esteve envolvido em vários processos. Quando a Ana Filipa e o Rodrigo Gomes me desafiaram a trazer algumas pessoas interessantes e com experiências inspiradoras, não tive qualquer dúvida que uma dessas pessoas seria o Tiago.

De quando em quando ouço as histórias do Tiago em momentos de boa conversa, completamente informais. Esta foi uma excelente oportunidade para ouvir uma reflexão sobre a forma como geriu os diferentes processos de internacionalização. O grau de informalidade manteve-se a níveis elevados e foi muito bom ouvi-lo a contar várias das suas experiências pessoais em termos de internacionalização com o apoio que deu à algumas empresas, entre as quais, algumas em África na Europa ou em São Francisco. Falou da abordagem aos processos e sobre questões de estratégia e de posicionamento de diferentes empresas, sempre tendo em consideração o país ou zona geográfica onde se pretendia atuar.

Atualmente continua com várias experiências em processos de internacionalização, ajudando empresas suas clientes a conquistar novos mercados pelo mundo fora.  mas desta vez com clientes seus, que estão espalhados por todo o mundo!

O Tiago tem muitas histórias e muito saber acumulado com base nas experiências que foi tendo ao longo da vida... Na mais profunda África ou na futurista São Francisco, com o seu Silicon Valley e todo o ecossistema adjacente, foi ótimo ouvir, aprender e compreender melhor as dificuldades e as maravilhas associadas aos processos de internacionalização.

Se estivesse responsável por fazer um resumo do seminário do Tiago, citaria o próprio Tiago e diria que "Quase tudo se resume a relacionamentos. Afinal somos todos pessoas!“

Seja em processos com clientes, com fornecedores, com parceiros... Seja em Portugal, na Europa, em África, na América ou em qualquer outro local, o relacionamento interpessoal é extremamente importante para que os negócios possam ocorrer. Afinal, fazemos negócios com pessoas antes de fazermos com empresas.

Para saber mais sobre o Tiago, vejam uma caracterização dos colaboradores, num aniversário algures no tempo:

"O Tiago é aquele gajo que chamaríamos de esquizofrénico, maluco, ou outra coisa do género…mas não, isso são apenas alguns traços da sua genialidade! Amante da bola e do bom vinho, o Tiago tem 2 pés esquerdos e produz o pior vinho. Mas, nem tudo é mau. Publicitário de formação, copy por experiência, director de agência, naturalmente. 
Um tipo porreiro que sabe fazer de mau (e bem!) quando tem de ser. Um menino cheio de talentos, portanto!
É o homem do leme na Lavva e será, com toda a certeza, um dos responsáveis pelo maior sucesso da agência.
Hoje, está de parabéns, mas quem a faz a festa somos nós. É bom poder trabalhar com ele e partilhar o dia-a-dia com todas as suas personagens. Parabéns Tiago"


2 comentários:

Unknown disse...

Direito de Resposta: O vinho é muito decente e sou (fui) em tempos um dos grandes jogadores do mau bairro. Da minha rua vá.

Obrigado amigo, gostei muito de participar e de conversar convosco.

Pedro Paiva disse...

Ainda não bebi qualquer vinho produzido por ti!
Jogos, fiz uns quantos contigo (lembras-te da arte e charme que eu espalhava pelos campos de bonsucesso e oliveirinha?) e dizer que tens 2 pés esquerdos é o que eu chamo de eufemismo...
É um prazer enorme conversar contigo... ouvir as tuas histórias!
Obrigado e um abraço!