2019-02-03

Quais são os seus mitos sobre criatividade?

Quais são os seus mitos sobre criatividade?
Os que escolho como mais significativos, mais presentes no dia a dia das pessoas e organizações, são os apresentados na figura seguinte:


Há quem pense que a criatividade está associada à inspiração divina, só ao alcance de uns quantos escolhidos pelos deuses... Este pensamento existia no tempo dos gregos e dos romanos, em que havia deuses a quem se pedia inspiração.

No entanto, este tipo de pensamento ficou de tal maneira incrustado no pensamento popular sobre a criatividade que, muitas pessoas se consideram não criativas, ou que a criatividade está ao alcance de apenas uns favorecidos. 

Há boas notícias para gente que pensa assim... A criatividade está ao alcance de todos! 
É nosso dever identificar os mitos, as crenças, as ideias pré-concebidas sobre criatividade e de os desconstruir, de forma a conseguir aproveitar o potencial criativo das pessoas em todas as circunstâncias: família, comunidade, empresa, escola, em qualquer lugar. Todos estes contextos podem ser alvo de melhorias significativas com a transformação da criatividade em inovação.
Com formação, treino e mudança de crenças, podemos melhorar a nossa capacidade criativa. Se houvesse um criatividómetro para medir os níveis de criatividade, poderíamos ver os efeitos surpreendentes que poderíamos obter com a atividade regular de melhoria de criatividade.

Escreva, faça vídeos, crie infra-estruturas adequadas, crie jogos, defina novas formas de se reunir com a sua equipa, faça desenhos, faça cozinhados e bebidas... Experimente sem medos! Poderá não ser um Walt Disney, ou um chefe Chakall, pode não ser um novo Saramago ou um Ricardo Araújo Pereira, poderá não ser um Ole Kirk Kristiansen, um Silva Vieira ou uma Paula Rego, poderá não ser o melhor dos melhores, mas será com certeza muito melhor, muito mais divertido, muito mais produtivo, mais querido pelos seus e quem sabe, mais feliz!

É importante identificar os nossos mitos sobre criatividade, racionalizá-los, desviá-los e tornarmos o nosso pensamento mais produtivo.

Por mim, vou continuar a fazê-lo com as pessoas das empresas e com os alunos com quem me vou cruzando.

Outros artigos sobre criatividade:
Criar implica erro... O erro, quando nasce, é para todos!
A criatividade é realmente importante?

Sem comentários: