E se o bem-estar dos colaboradores for visto como um factor
potenciador do sucesso de uma organização?
Haverá quem me chame utópico, idealista, outros dirão que é
o caminho certo e só pode ser por aí… A teoria X e Y de McGregor pode
explicar facilmente estes pontos de vista tão distintos. E dá-nos pistas para perceber como é uma organização o espelho do seu
líder…
Tenho tido a sorte de trabalhar com várias empresas que têm
uma filosofia de base orientada para o bem-estar dos seus colaboradores.
Normalmente, nota-se nos resultados e no ambiente positivo que se encontra.
Uma destas empresas é a Crioestaminal, que acredito que a
maioria das pessoas conheça, sem necessitar de aqui estar a explicar a sua
atividade. Tenho sido convidado nos últimos anos para fazer as auditorias
internas de acordo com a ISO 9001:2015. Encontro vários factores admiráveis e
que contribuem para o seu sucesso. Deixo-vos os que considero serem mais
relevantes para o sucesso da empresa:
#1. Pessoas;
#2. Processos orientados para resultados;
#3. Liderança.
#1. Pessoas * Relativamente às pessoas, existe uma grande
preocupação e um investimento no bem-estar dos colaboradores e em assegurar que
os seus colaboradores têm as condições e os meios necessários para ir ao
encontro da missão de cada um.
#2. Processos orientados para os resultados * É dada uma
enorme relevância à análise e implementação de processos adequados aos
resultados pretendidos, investindo-se o necessário para assegurar o rigor e o
acompanhamento constante destes processos, avaliando desvios e intervindo
sempre que necessário.
#3. Liderança * Poderia dizer muito sobre a liderança…
Poderia testemunhar como têm tanto para ensinar sobre os processos de liderança… Podia falar sobre o apoio aos colaboradores para que estes alcancem os seus objetivos... Poderia falar na orientação para o cliente... e em tantas outras coisas! No entanto, vou resumi-lo numa única palavra: presença. As
pessoas sabem que os seus líderes estão presentes nos bons momentos e nos menos
bons; sabem que podem contar com eles; sabem que eles estão presentes e
conhecem detalhadamente os processos, apoiando na análise, promovendo a
responsabilização de cada área, confiando nas suas pessoas… E se mais não houvesse que comprovasse o
envolvimento e dedicação dos líderes em causa, a presença da gestão de topo
durante os dois dias de auditoria seriam suficientes para demonstrar a consciência que têm da importância
da sua presença e do seu conhecimento dos processos; tudo isto sem sufocar ou ofuscar as
pessoas de cada processo, pessoas estas que são defensoras virtuosas e intrépidas das suas equipas, dos seus processos e da
sua empresa.
Por estes e por outros motivos, sempre que vou à
Crioestaminal, saio rejuvenescido e com vários testemunhos na primeira pessoa
sobre como é possível ter, simultaneamente, sucesso e preocupação com o bem-estar das suas pessoas.
A Crioestaminal é um exemplo vivo de como colaboradores satisfeitos defendem
a empresa e contribuem para o seu sucesso.
Obrigado, Crioestaminal… Pela vossa missão na sociedade e
por serem uma fonte de inspiração!
Sem comentários:
Enviar um comentário