2021-04-22

Como rever um sistema de gestão da qualidade e promover a melhoria contínua

Foto: Rob Lambert on Unsplash

O mês de Abril proporcionou o início de um projeto que tem como finalidade rever o sistema de gestão da qualidade (SGQ) de uma empresa de automação industrial. Uma fase essencial para o sucesso destes projetos é o seu planeamento. 

A empresa tem o seu SGQ certificado há vários anos, sendo um sistema maduro e que já passou por várias auditorias, tanto internas como de entidades certificadoras. Podemos afirmar que a sua conformidade com a norma está assegurada. No entanto, a empresa quer ir mais além e os mínimos olímpicos não bastam. Esta empresa gosta de lutar por um lugar no pódio. Para que isso seja possível, há que garantir que a evolução é constante, que a melhoria é contínua e que há uma atenção permanente às oportunidades para tornar o SGQ ainda mais ágil e com capacidade de responder rapidamente ao mercado, assegurando sempre uma elevada qualidade e rigor. 

O planeamento deste projeto levou a 3 fases distintas: formação, consultoria e auditoria.

A formação é dividida em dois momentos distintos: Formação inicial nos temas da qualidade, para poder enquadrar pessoas que entraram nos últimos 12 meses e formação avançada, para que estes elementos possam ir mais além nos seus conhecimentos e para que outras pessoas da equipa possam reciclar os seus conhecimentos e reforçar as suas competências na área da qualidade.

A consultoria implica um diagnóstico para assegurar que se identificam claramente quais os processos mais necessitados de intervenção e melhoria. Posteriormente, com a ajuda de algumas pessoas que participam na formação e de outras que conhecem bem o SGQ, será feita a análise e as propostas de alteração aos processos identificados. Após a validação destes processos, serão implementados e acompanhados durante um determinado período.

A auditoria pretende verificar a conformidade dos processos alterados e perceber se existem desvios, alertando para essas situações. Sempre que se verifique um desvio, o processo deverá ser reformulado o mais brevemente possível, para que esse mesmo processo possa ser operacionalizado de forma controlada e harmoniosa por e para todos os intervenientes, tendo em vista o desempenho pretendido com cada um dos processos.

Esta empresa tem a consciência e o conhecimento que uma pessoa para estar formada e em condições de assumir responsabilidade internamente, tem um período longo de formação, mesmo que tenha tido um percurso académico exemplar. É bom ver como a empresa aposta no conhecimento das suas pessoas para que estas possam crescer e desenvolver-se como profissionais potencialmente excelentes.

É certo que ao promover a excelência dos seus profissionais, está a promover a melhoria contínua, a vontade de atingir novos patamares, novos desempenhos e está, simultaneamente, a dar espaço para a sensação de realização profissional, tão importante nos dias de hoje.

As condições são dadas pela empresa. Os dados estão lançados para mais um conjunto de profissionais. Agora, o fator diferenciador, é a atitude de cada um.

Vida longa e próspera!

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