2021-04-25

O sucesso dos Transportes Rama


Se há motivos em que vale a pena desfocarmo-nos do que estamos a fazer para ir fazer uma atividade não prevista, ouvir falar do sucesso de amigos, é uma delas. 

Estava a trabalhar com a pressão do tempo sobre os ombros, quando, pela hora do lanche, passei os olhos pelas redes sociais. Vejo a imagem de um amigo que não associo nada a redes sociais, numa entrevista com um conhecido business coach (creio que é esta a denominação) do nosso burgo, aka, Portugal (Aqui está a entrevista com o Carlos João, dos Transportes Rama).

A discrição habitual deste amigo suscitou-me a curiosidade e prendeu-me ao monitor. Fazendo a habitual declaração de interesses que parece ser processo habitual, devo dizer que nunca colaborei em projetos dos Transportes Rama e a única coisa que fazemos é trocarmos uma ou outra opinião, de quando em quando. O único interesse que tenho é o sucesso dos amigos e a curiosidade sobre a atividade empresarial, que me suscita sempre vontade de saber mais. 

Sendo amigo de dois dos responsáveis desde a infância, o Carlos João e o Luís, fico imensamente feliz por ter tido a oportunidade de ver a história de sucesso de uma empresa que está presente na minha vida. Aliás o seu pai já é amigo do meu pai, desde a infância e só o Pedro, irmão mais novo, não conheço tão bem, pois saí da Mealhada ainda ele era pequeno e acabei por não ter um relacionamento próximo com ele. Passo muitas vezes por ela e é a marca das viagens em família como sendo o meio do caminho entre a cidade onde vivo atualmente e a minha cidade de origem. Chamamos sempre a atenção uns aos outros do meio do caminho, quando vamos em viagem e passamos pelos Transportes Rama, em Santa Luzia.

É fascinante conhecer a história da empresa e das suas 3 gerações, conhecer os problemas por que passaram, os desafios com que se confrontam num período de grandes mudanças e de forma muito rápida e de perceber que, apesar da pandemia, a sua forma de estar e de gerir conduz este projeto pelos caminhos que tem que seguir, com as várias paragens e abastecimentos e que permite continuar a cumprir com a sua missão.

Agradou-me imenso ver nos comentários da entrevista algumas pessoas a testemunhar o cuidado que têm com as suas pessoas e o que fazem para que estas se sintam bem e gostem de trabalhar nesta empresa. Um dos comentários diz, inclusive, que trabalhou vários anos na empresa, assim como o pai, e sempre gostou da empresa.

Vou conhecendo outras histórias mais privadas, mas que são o reforço (se tal fosse necessário) da forma de estar de pessoas de bem, que gostam de assegurar o bom ambiente na sua empresa e na sua comunidade, pois fazem igualmente bastantes intervenções de índole comunitária. 

O Luís, em determinada altura, convidou-me a fazer parte dos órgãos sociais do GDM - Grupo Desportivo da Mealhada, sendo ele o Presidente da Direção. Tive a oportunidade de seguir e perceber o seu estilo de liderança e a forma harmoniosa, mas assertiva como conseguia fazer com que as pessoas à sua volta se envolvessem e fizessem muito pelo clube. Foi um período importante para o GDM.

Pela forma de estar, pela sua preocupação com a empresa, com as pessoas, com a sua comunidade, é ótimo que sejam pessoas de sucesso, com um empreendimento bem sucedido, porque tornam melhor a vida de muitas pessoas à sua volta!

Um brinde ao vosso Sucesso e Vida Longa e Próspera!

Sem comentários: