Inovação de Baixa Tecnologia e Alto Humanismo
Inovação Social e de Mercado:
Supermercado dos Países Baixos cria 'caixa lenta' para os idosos conversarem, no âmbito de um programa nacional de combate à solidão dos idosos, que reúne várias organizações que pretendem melhorar a vida dos idosos do seu país.
Há vários estudos que indicam que as populações idosas sofrem com a solidão, o que leva a doenças como a depressão ou a ansiedade, entre outras. Essa solidão tem um impacto elevado e direto nos custos com os cuidados de saúde.
A Kletskassa, caixa de conversação, pode pagar as compras e conversar sem pressa e sem o bufar de clientes que têm a vida regulada por um relógio a correr a grande velocidade.
A procura da eficiência através da automação e aumento da produtividade assente na tecnologia, tem sido um caminho com resultados positivos. É fascinante ver como a humanização, através destas “caixas lentas”, pode ser um complemento interessante e com forte impacto na imagem da instituição. Ajuda a comunidade e, acredito que dê um sentido maior de missão aos funcionários dos supermercados. Sem saber exatamente como funciona, vejo várias pessoas a candidatarem-se a passar algum tempo do seu horário a trabalhar nas caixas lentas, com muito prazer.
Estes processos de “desaceleração”, ou promoção de “slow-living” podem proporcionar várias outras áreas de intervenção e outros públicos-alvo, pois há mais grupos (ou nichos) que preferem uma forma de vida mais vagarosa ou que preferem que o seu momento de compras seja mais relaxada e com ritmos diferentes dos ritmos “profissionais” da sua vida. As opções para este modo relaxado de comprar, tem cada vez menos oferta.
Há um grande leque de opções para a criatividade e a inovação nestas áreas de atuação. Os supermercados já nos provaram que são e precisam de ser altamente inovadores. Agora, têm uma oportunidade de fortalecer o seu papel social, sem pôr em causa os seus resultados e reforçando a importância do seu papel na vida das pessoas e o seu papel social nas várias dimensões.
Vida Longa e Próspera!
Sem comentários:
Enviar um comentário