2023-05-23

Liderar bem é tornar o mundo um sítio melhor!


Foto: Ayşenaz  Bilgin no Pexels

Recentemente iníciei mais um curso de formação em liderança e gestão de equipas, numa empresa com a qual nunca tinha trabalhado. 

Sempre que surge um novo projeto, acaba por haver curiosidade e vontade de conhecer as novas pessoas, por querermos saber como é o grupo, por saber de que forma é que as coisas vão correr, e para saber se são abertos à discussão, à análise crítica e se contribuem com exemplos e com a sua experiência de vida. 

Podemos dizer que cada grupo é como um kinder. Não sabemos exatamente qual vai ser a surpresa, mas sabemos que vai sair dali coisa boa. 

Com a empresa com que iniciei este projeto de liderança e gestão de equipas, foi precisamente a primeira vez que tive qualquer interação com eles. Foi muito interessante o primeiro contacto. A empresa é toda vedada e só se consegue olhar a uma distância considerável para o edifício. Este edifício é cuidado e tem boa imagem. No entanto, não se vêm muitas pessoas. 

Na primeira sessão, cheguei 15 minutos mais cedo e comecei a montar os equipamentos e a fazer o necessário para garantir que a formação estava preparada para arrancar atempadamente.

A maioria dos participantes também chegou mais cedo. Foi incrível ver a forma como todos, não foi só a responsável de recursos humanos, mas todos os que estavam presentes, se disponibilizaram e ajudaram para garantir que tudo estava pronto para começar. Achei igualmente magnífico que à hora de iniciar a formação, ou seja às 14:00, estavam todos sentados e prontos para iniciar a sessão

Estas pessoas já são líderes de equipa, na empresa em questão. A sua postura, a sua atitude, dá indícios de que já são lideres competentes. Após a terceira sessão, posso constatar que têm demonstrado ser pessoas muito interessadas, participativas e empenhadas em saber mais. Assim, o grande desafio, tem sido fazer com que as pessoas cresçam ainda mais enquanto líderes e vão para lá do ponto em que já estão. Estamos a conseguir. O segundo desafio é passar a mensagem da importância de criar um novos líderes à nossa volta, pois estamos a fazer com que o nosso trabalho esteja facilitado e nos liberte para novos desafios na empresa. Ao ajudar a surgir novos líderes, estamos a melhorar a competência, a capacidade e a humanidade da empresa. O que se reflete em nós e no nosso processo de  desenvolvimento pessoal. A empresa ganha, quem está à nossa volta ganha e, nós próprios ganhamos muito. 

Quantos mais e melhores líderes conseguirmos formar, mais será reconhecida a nossa capacidade de liderança.

Provavelmente, a empresa tornar-se-á mais sustentável, mais competitiva e é provável que prolongue a sua vida útil. Assim, a liderança é um processo que leva à excelência, tanto à nossa como à das nossas equipas. Lidere-se a si próprio e lidere os outros. É o caminho para ter sucesso.

Lembre-se: Liderar bem é tornar o mundo um sítio melhor!

Sem comentários: