
Parabéns, Rui e Sara, pela forma como vão conduzindo o barco SI a bom porto.
As Viagens ao Mundo da Formação não param. Se sempre houve atenção à formação por parte de algumas empresas, essa atenção tem sido cada vez mais transversal e as empresas vão compreendendo que, sem dotar das competências necessárias os seus colaboradores, a empresa corre o risco de ter um travão permanentemente acionado.
Assim, não é de estranhar que nos últimos tempos se tenha observado uma crescente consciência sobre a importância da formação para os colaboradores dentro das organizações. Este movimento reflete a necessidade de preparar as equipas para lidar com um ambiente de trabalho em constante mudança, decorrentes de inovações tecnológicas, mercados competitivos e uma procura pela produtividade e pela criatividade. Investir na qualificação dos colaboradores não apenas melhora a eficiência e a qualidade dos processos, mas também aumenta a motivação, a vontade de permanecer no projeto por parte dos talentos e a capacidade de adaptação da empresa. Além disso, promover uma cultura de aprendizagem contínua fortalece o propósito e o "vestir a camisola" dos colaboradores, gerando um impacto positivo nos resultados organizacionais e, simultaneamente, no bem-estar dos profissionais.
Em termos práticos, vou dar alguns exemplos de formações que tenho dinamizado em diversas organizações:
Estas são apenas algumas das áreas trabalhadas durante o ano. A todos, um muito obrigado e, sempre que precisarem:
Porque as pessoas são o melhor do mundo…
Bom Caminho e Até Breve!
A SPI - Automação e Processos Industriais aposta forte na formação de seus colaboradores. Dinamizei a última formação em Gestão dos Conflitos. Muitas vezes, as competências técnicas são o foco das empresas, porque permite a melhoria dos aspetos técnicos, permite assegurar o acompanhamento de produtos e processos e é valorizada porque se vê de imediato os efeitos no produto. A SPI tem apostado igualmente em formações relacionadas com as "soft skills", que são as formações mais difíceis, pois o comportamento tem várias dimensões subjetivas.
Nos ambientes industriais é cada vez mais evidente e aceite que a capacidade de lidar com conflitos e divergências de forma construtiva é fundamental para a satisfação dos clientes, o sucesso dos projetos e, consequentemente da empresa.
A formação, foi direcionada para todos os colaboradores, desde Gestão de Topo a técnicos, desde estagiários a pessoas com muita experiência... todos ganham em estar presentes e em debater os conflitos e as estratégias e atitudes mais adequadas para uma empresa saudável e focada em cumprir a sua missão. Abordaram-se temas como a boa comunicação, o espírito de equipa e o impacto da produtividade no bem-estar e vice-versa.
Foram apresentados conceitos sobre conflitos e analisados casos de estudo. O que se pretende é que os trabalhadores vejam como podemos lidar com os conflitos, tornando-os fonte de melhoria e progresso da empresa.
Com essa iniciativa, espera-se que as nossas pessoas aumentam a sua satisfação, se sintam num ambiente em que podemos falar abertamente sem receio e debater divergências com à vontade e com a certeza de sermos escutados e respeitados. Assim, a notoriedade e reputação da empresa sairá reforçada e será mais competitiva.
Ao investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, a SPI reforça o seu compromisso com a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A formação em gestão de conflitos é um passo importante para garantir que a empresa continua o caminho que tem feito no setor da automação industrial, servindo bem os seus clientes e atraindo novos clientes para ser cada vez mais uma referência de excelência no setor da automação industrial.
A Gestão de Topo da SPI demonstra uma preocupação com as suas pessoas e com o seu desenvolvimento e bem-estar. Sinto-me honrado em acompanhar a SPI e estou convencido que com esta atitude e envolvimento dos seus colaboradores o sucesso é o destino.
Para a SPI e toda a equipa, votos de um Bom Caminho!
Foram abordadas práticas essenciais para fortalecer o ambiente de trabalho e as relações interpessoais dentro das equipas, promovendo uma cultura de apoio, respeito e colaboração. Entre os temas tratados, destacam-se a comunicação em equipas positivas, o reconhecimento dos esforços dos colaboradores e a gestão construtiva de conflitos, todos fundamentais para construir equipas positivas e motivadas. Também são exploradas atividades de de reflexão sobre temas específicos e houve a partilha de boas práticas existentes em diferentes instituições. Falou-se igualmente da escuta ativa como estratégias relevante para cultivar empatia e coesão entre colegas.