2024-11-05

Humanitas: Incentivar equipas positivas


Foi dia de estar com profissionais da Humanitas, a Federação Portuguesa para a Deficiência Mental e, antes de qualquer questão, quero referir a minha admiração profunda por estas pessoas que fazem um trabalho importante, difícil e de grande humanismo e altruísmo.

Hoje, a formação foi centrada no tema das equipas positivas. Foi direcionado para os profissionais da Humanitas, e teve como objetivo promover boas práticas que melhorem o ambiente de trabalho e fortaleçam as relações interpessoais dentro das equipas. Sabemos que, no setor social, o trabalho é muitas vezes exigente e desafiante, com impacto direto no bem-estar dos profissionais e na qualidade dos serviços prestados. Por isso, é essencial construir equipas positivas e coesas, onde o respeito, o apoio mútuo e a colaboração sejam centrais.

Foram abordadas práticas essenciais para fortalecer o ambiente de trabalho e as relações interpessoais dentro das equipas, promovendo uma cultura de apoio, respeito e colaboração. Entre os temas tratados, destacam-se a comunicação em equipas positivas, o reconhecimento dos esforços dos colaboradores e a gestão construtiva de conflitos, todos fundamentais para construir equipas positivas e motivadas. Também são exploradas atividades de de reflexão sobre temas específicos e houve a partilha de boas práticas existentes em diferentes instituições. Falou-se igualmente da escuta ativa como estratégias relevante para cultivar empatia e coesão entre colegas.

Foram ainda sublinhadas as condições base para o bem-estar e a felicidade organizacional, como a segurança no trabalho, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e o incentivo ao desenvolvimento pessoal. Ao criar um ambiente de confiança e propósito, as IPSSs podem não só melhorar a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também promover um impacto positivo e duradouro na sua missão de apoio à comunidade.

Votos de Bom Caminho para todos e que a vossa missão seja cumprida todos os dias.

Sem comentários: