2011-02-04

Como acordar o gigante adormecido?

Ou por outras palavras, como despertar e cultivar nas nossas organizações a semente da inovação?
Naturalmente que dependendo do tipo de organização, e da cultura existente, os caminhos a seguir são múltiplos e diferenciados. As 3 dicas que vou deixar não têm a pretensão de ser uma receita mas sim um ponto de partida para a angariação e discussão de muitas mais dicas e sugestões.
1- Reúna a sua equipe de trabalho e lance o repto: “Como podemos fazer o que fazemos de maneira diferente e para melhor?” Muitas pessoas anseiam por uma oportunidade de contribuir, e as suas vozes nem sempre encontram o caminho de quem tem o poder para tomar decisões, abra-lhes a porta e deixe que as ideias fluam.
2- Inverta o fluxo da cadeia de valor, parta da necessidade do cliente e analise como é que ele gostaria de interagir com o seu produto\serviço.
3- Crie uma boa rede de relacionamentos com os seus parceiros de negócio. Muitas vezes alguns parceiros percebem nuances no mercado que nos passam despercebidas pelo simples facto de serem responsáveis apenas por uma parte do processo.

1 comentário:

RP disse...

Formalize uma cultura que promova a criatividade. Encoraje todos os colaboradores a partilharem activamente o que aprenderam e a contribuir com as suas ideias. Considere criar um blog interno, fazer uma pequena biblioteca com livros e revistas de referência.