2012-11-17

A Caixa de Pandora da Apple

fonte: revoluçãodigital.net
A Apple abriu a Caixa de Pandora das Patentes. Durante alguns anos, a Apple disparou em todas as direções, contra tudo e contra todos os que poderiam ter alguma solução tangente às suas próprias soluções. Durante algum tempo, foi resultando, com decisões jurídicas favoráveis, como se pode ver em patentes ao rubro. No entanto, esta estratégia semeada pela Apple, tem colhido frutos, mas começa também a colher tempestades que aparentam começar a abanar as estruturas (visto de fora).
Entre as tempestades temos:
  • relógios suiços: 21 Milhões de Doláres pagos à empresa de caminhos de ferro suiços. saber mais aqui ou aqui.
  • Motorola: "A United States International Trade Commission (ITC) é uma organização independente que para além de regular a qualidade de produtos nos EUA também examina patentes e está a investigar a Apple por alegadas violações de uma patente pertencente à Motorola Mobility." saber mais aqui.
  • Samsung: Apple repete pedido de desculpas: saber mais aqui ou aqui.
  • México: iFone expulsa iPhone saber mais aqui ou aqui.
  • (...)
A Apple, adepta deste jogo de tiro ao alvo, começa a ser bombardeada por todos os lados. Nem sabem de onde é que elas vêm. O "tiro à Apple" começa a ser um desporto global e que está na moda. Já começam a surgir alguns indicadores que deverão ser tidos em consideração, como a informação da IDC que diz que a Apple está a perder terreno no mercado dos tablets. Falta saber se é uma situação pontual ou se representa a mudança de líder nos próximos meses.

Todos sabemos que a existência da Apple tem sido feita de altos e baixos. Mas sempre muito dependente do génio de Steve Jobs. Steve Wozniak tentar minimizar os danos, com declaração de guerra à guerra das patentes, mas a tendência parece ser orientada para um aumento do número de adeptos do desporto "Tiro à Apple".

Ficam algumas questões:
i. Terá a empresa da maçã trincada capacidade, arcaboiço e resistência para jogar este jogo? 
ii. Foi simples abrir a Caixa de Pandora, mas conseguirá fechá-la?

1 comentário:

RP disse...

De certo que estes conflitos judiciais não ficam nada barato... eu pessoalmente espero que cada vez mais as companhias se consigam respeitar mutuamente e reconhecer e valorizar os esforços individuas de desenvolvimento. Se possível que cooperem entre elas, de certo que focando na cooperação o potencial de criação de novas tecnologias e novos produtos pode disparar. Financeiramente penso que os milhões dispendidos em tribunais serão muito mais bem empregues se direccionados para a investigação e desenvolvimento, e no final todos serão vencedores inclusive os consumidores que não vão conseguir resistir aos surpreendentes novos produtos que dai podem surgir.