2017-03-09

Todos podemos ser líderes?


Todos podemos ser líderes?

É minha convicção que todos somos, ou fomos líderes em determinados momentos da nossa vida. Pode ter sido numa brincadeira de criança, num jogo em família, na organização de um jantar ou na organização de umas férias, na associação a que pertencemos, com o grupo de amigos, no nosso trabalho, na organização de uma saída qualquer... há imensas oportunidades para sermos líderes. Para alguns de nós é tão natural, que nem pensamos nisso. Para outros, exige algum esforço, mas o que sei é que, mesmo que alguns possam nascer com uma maior apetência para ser líder, todos, mas todos mesmo, vamos ter que construir e melhorar as nossas capacidades de liderança ao longo da vida. Podemos começar em crianças, ou mais tarde, mas é possível que todos possâmos ser bons líderes.

Há várias características que são habitualmente identificadas como sendo importantes para que seja gerado um bom líder. Há várias pessoas que estudam profundamente esta temática e que vão permitindo obter conhecimento acrescido sobre as capacidades de liderança. No entanto, há alguns fatores que são transversais à grande maioria da bibliografia sobre liderança. Um dos fatores que mais vezes aparece nos livros é o autoconhecimento. Podem aparecer com diferentes nomes, no entanto, a essência é conhecer as suas capacidades, os seus limites, as suas forças e fraquezas.

Há medida que nos vamos conhecendo, podemos aumentar a capacidade de autoliderança. A autoliderança é, muitas vezes, esquecida, e pretendemos liderar os outros antes de nos liderarmos a nós próprios. A autoliderança implica determinar o propósito da nossa vida, para sabermos a direção em que queremos caminhar e uma dose elevada de automotivação, para continuar na direção definida, independentemente das bonanças e tempestades que surgem. Melhoramos a resiliência, a orientação para fazer acontecer e o foco.

Um dos caminhos favorável e consistente para construir competências de liderança, é o do autoconhecimento, trabalhado em simultâneo com a autoliderança e a automotivação. 

O Eneagrama é um mapa poderoso para nos guiar nesta jornada.

Para mais informações, contacte-nos: caispharma@outlook.pt ou pmcpaiva@gmail.com

Sem comentários: