A gestão do conhecimento é fundamental nas organizações.
Como em qualquer área, há aspetos positivos e dificuldades e obstáculos associados à implementação de um sistema de gestão do conhecimento (SGC).
Numa sessão recente em que a GC foi tema abordado, verificou-se que, apesar dos aspetos positivos decorrentes da GC, que são importantíssimos na sustentabilidade da maioria das organizações (para não dizer em todas), há dificuldades de ordem prática que impedem uma eficaz e continuada aplicação de métodos de gestão da GC.
Na prática, e com base no trabalho de gestores que sentem na pele os benefícios e as dificuldades da gestão do conhecimento, ficam abaixo alguns aspetos positivos e outros negativos, que são sentidos no dia a dia por quem gere as empresas.
Dificuldades/obstáculos:
- Disponibilidade dos responsáveis para definir as metodologias.
- Resistência à mudança.
- Falta de "duplicados" para a partilha.
- Génese humana
- Auto-avaliação dos RH da empresa
- Conflitos de interesse
- Confidencialidade
- Falta de apoio dos gestores
- Registo das atividades poderá não ser prioritária
- Individualismo
- Forma de ser da pessoa que não passa conhecimento
- Sistemas de Informação
- Tempo
- Envolvimento de todos os colaboradores
- Registo e tratamento do conhecimento organizacional
- Tempo e disponibilidade de meios para organizar a gestão do conhecimento na organização
- Reduzir dependência de indivíduos
- Uniformizar a base de conhecimento
- Implementar as melhores práticas
- Avaliar necessidades de formação
- Avaliar o estado do conhecimento
- Necessidade de recursos humanos
- Garantir financiamento para I&D
- Garantir transferência de conhecimento para produtos
- Garantir áreas estratégicas para I&D
- Garantir rendimentos pela venda de propriedade intelectual.
- Não repetir erros do passado
- Ter disponível o Know-how de experiências passadas dentro da organização
- É um activo
- É o segredo do negócio
- Evita riscos/perdas
- Estruturar por área.
O facto de serem gestores de empresas a partilharem a sua perceção, permite ir além da teoria e identificar alguns aspetos que podem e devem ser trabalhados.
O conhecimento de uma organização tem impacto na competitividade da empresa e no bem estar dos seus colaboradores. Assim, é fundamental que esta área de gestão seja tida em consideração, tanto nas reflexões estratégicas, como na ação diária, através da implementação de pequenas iniciativas que podem mudar e tornar a cultura das organizações mais sensíveis e atentas à gestão do conhecimento. Podemos ter duas abordagens distintas: a reengenharia global e radical dos processos e a melhoria incremental dos processos na GC. Qualquer uma das abordagens tem vantagens e desvantagens.
Assim, independentemente da abordagem que se tenha (reengenharia radical ou melhoria incremental dos processos), é fundamental recordar que, em ambos os casos, muitas pequenas ações podem mudar uma empresa e ultrapassar uma inércia natural e, muitas vezes aceite, na gestão das empresas e no seu processo rumo a maior sustentabilidade.
Assim, comece a refletir, determinar e implementar várias pequenas ações. Estas poderão ter um impacto surpreendente na GC da sua organização.
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