"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças." *Charles Darwin*
O Diretor-Geral da Soluções Ideais, Rui Guedes, terminou o dia com um desafio para toda a Rede SI, em que uma das palavras-chave foi a flexibilidade.
A equipa que organizou o dia, e da qual fiz parte, usou a flexibilidade durante todo o dia. O dia teve vários momentos, dedicados a Consultores e Diretores. Estava tudo esquematizado de uma determinada forma e o Exploratório seria um espaço ótimo para passarmos este dia.
Na primeira dinâmica, os resultados foram ao contrário do esperado... Foi a exceção a confirmar a regra e, neste caso, foi importante perceber o que aconteceu e, ao mesmo tempo, apresentar os resultados que costumam acontecer, bem como os fundamentos para estes resultados.
É preciso ser flexível.
Tínhamos previsto algumas dinâmicas divertidas. Entretanto, o espaço alocado às dinâmicas foram temporariamente ocupados por umas turmas de crianças, que estavam a aproveitar da melhor maneira o espaço. E muito bem, pois a exposição da água é para ser aproveitada e experimentada. Primeiro, pensámos em anular e fazer as dinâmicas previstas para outro espaço mais privado. Todavia, a situação ficou calma e fizemos uma parte das dinâmicas, com alguma gestão das turmas presentes. Demorou um pouco mais do que inicialmente previsto, no entanto, deu energia e uma magia maior às atividades.
Este atraso, foi colocando dilemas ao longo do dia: fazemos as dinâmicas previstas e não debatemos o tema principal, ou debatemos o tema, e deixamos algumas dinâmicas cair? Optámos pelo debate e prescindimos de algumas dinâmicas, mesmo sabendo que iriam ser divertidas e mobilizadoras... Claro que o debate teve que ser composto com umas pitadas de diversão adicional, ligeriramente diferente do modelo inicialmente previsto e toda a equipa organizadora funcionou em bloco, o que fez com que o dia fosse bom, proveitoso e divertido, apesar de todas as alterações ao longo do dia.
Assim, apesar de todo o planeamento, dos desvios e do replaneamento do momento, os participantes nem se aperceberam dos dilemas e das multiplas decisões que tivemos que tomar em cada instante. Pareceu que tudo correu como planeado. O que é preciso subinhar, é que, apesar de nem tudo ter corrido como planeado, tudo resultou como planeado e os objetivos foram alcançados.
Darwin disse que quem sobrevive não é o mais forte, nem o mais inteligente, mas sim o que tem maior capacidade de adaptação. No final, o Rui, Diretor Geral, no seu desafio final, um dos pontos que realçou, foi a flexibilidade, aka, capacidade de adaptação às circunstâncias. E nós, fomos orientados durante todo o dia, por uma frase simples:
É preciso ser flexível!
Assim, durante o dia, foi importante estar atento às circunstâncias, principalmente num ambiente aberto a várias infuências externas, bem como ao controlo emocional para não ceder à frustração que em cada alteração estava à espreita, por não ter conseguido fazer todas as dinâmicas que tinha previsto e que eram espetaculares para aquelas pessoas. Ao mesmo tempo, houve um entusiasmo grande por ter alcançado os objetivos e ter a percepção da satisfação das pessoas, apesar das alterações constantes...
Se tivesse que apontar o que foi melhor no dia, seria, com toda a certeza, o facto de existir uma equipa solidária e preparada para reagir e aceitar os imprevistos com boa cara e com uma grande capacidade de agir de acordo com as circunstâncias, tendo sempre foco no objetivo a alcançar. Tudo isto só foi possível porque para a equipa foi e é muito claro que:
É preciso ser flexível!
Assim, sabemos que este evento foi mais um dia memorável na vida da Soluções Ideais e temos o sentimento de alegria e satisfação, resultante de mais uma missão cumprida.
E para cada uma das missões em que participamos, sabemos que:
É preciso ser flexível!
Até Breve e Vida Longa e Próspera!
Sem comentários:
Enviar um comentário