2023-03-08

Eneagrama: porque as pessoas são o melhor do mundo…

Foto de Paweł L. no Pexels

O Eneagrama entrou na minha vida de uma forma intensa e, desde então, tem sido um norteador da minha forma de trabalhar os temas das minhas formações. No entanto, é muito mais do que isso. É uma consciência que nos ajuda a perceber e resolver mais rapidamente os problemas e desafios da nossa vida (não, não os elimina... os problemas continuam presentes). Este conhecimento sobre o Eneagrama tem sido muito benéfico, tanto ao nível pessoal como profissional. Tudo começou com necessidades de melhorar as minhas competências de liderança, visto que estava com um desafio que me colocava como líder de uma equipa e, apesar da minha tendência natural para estar em equipas e liderar algumas delas, sentia que precisava de saber mais para poder responder bem ao desafio.
Fui à procura de algo que me permitisse perceber melhor as pessoas da minha equipa, pois tinha uma clara noção da limitação do que conhecia à data, e pretendia mais. Já tinha tido algumas formações, mas parecia que não eram suficientes. Ficavam aquém das minhas necessidades.
Até que, num dia invernoso, de grande tempestade e ventos fortíssimos, que nos obrigaram a mudar de local, fomos para uma casa no cimo de um monte. Parecia um filme... umas quantas pessoas que não se conheciam, foram para uma casa estranha no cimo de um monte, falar sobre 
um tema que era um pouco estranho e misterioso. Ninguém das minhas relações conhecia Eneagrama e foi o Paulo, na altura presidente do "Coimbra Toastmasters Club" (outra instituição pouco conhecida e misteriosa 😅) que me falou no Eneagrama e me suscitou a curiosidade.

A partir daí, foi simples. O tema era fascinante, mas trouxe-me outro problema: em vez de estar a conhecer a minha equipa e as suas teclas motivacionais, estava a conhecer-me a mim próprio. A falar de características que eu gostava, mas também de características que eu queria manter escondidas, pois não me orgulhava delas e faziam sobressair as piores características que eu reconhecia, mas procurava manter imersas nalgum local desconhecido para mim...

Nessa altura, curiosamente, tive vários projetos com uma amiga que estava envolvida no Eneagrama. E sempre que tínhamos reuniões de projetos, os primeiros 10 minutos (muitas vezes mais), eram passados a conversar sobre o eneagrama. E marcamos cafés só para falar do Eneagrama... e a coisa evoluiu e o eneagrama entrou nos nossos projetos. Depois disto, fui a uns cursos com o Instituto a que ela pertence (o IESh). Passado algum tempo, e depois de várias aventuras em conjunto e de conhecer novas pessoas do IESh, acabei por ser um elemento do IESh, cuja missão é partilhar este conhecimento, de forma a tornar a vida das pessoas melhor. É uma missão que exerce um elevado fascínio em mim.

E aos poucos fui percebendo que o que eu tinha a trabalhar em mim próprio era imenso. É muito mais importante trabalhar as minhas características, potenciar os meus pontos fortes e fazer algo relativamente às minhas dificuldades, do que trabalhar os outros. Desconfio ainda que este trabalho terá que continuar e não sei se uma vida inteira será suficiente.

Eu já gostava de pessoas e de interagir com pessoas. O Eneagrama tem-me permitido conhecer melhor as pessoas e as suas interações. Assim, vou tentando convencer os meus amigos a conhecerem o Eneagrama, pois quero o melhor para eles. Quando os meus amigos vão aos meus cursos (ou de outras pessoas), fico imensamente satisfeitos, pois a probabilidade de a sua vida se tornar melhor, aumenta.
Nestes últimos dois cursos que dei, estiveram presentes, além de outras pessoas, amigos meus. Ficaram imensamente entusiasmados e proporciona conversas e reflexões muito interessantes e uma forma diferente de olhar para o mundo, em que o desenvolvimento pessoal e a amizade, a benevolência, o afeto, a simpatia, a afeição e compaixão tornam-se mais presentes e são um pequeno contributo para um mundo melhor, com mais concórdia e harmonia.

E apesar de estarmos a falar de palavras e formas de estar que nos causam alguma estranheza quando falamos destas questões, quando transpomos para o mundo profissional e falamos de temas como liderança, gestão de conflitos, comunicação em equipas, gestão de projetos, inovação e criatividade, sabemos como faz falta uma dose extra destes fatores. Em qualquer um destes temas, mais amizade, mais benevolência, mais compaixão e compreensão do outro, mais simpatia e afeto, tornariam as equipas e as organizações melhores e as pessoas assumiriam com mais vontade as suas responsabilidades.

Por isso, o Eneagrama está muito presente na minha vida profissional e pessoal. Por isso, muitos clientes têm procurado o Eneagrama e, a generalidade, fica surpreendido com o que obtém nestes cursos e com os caminhos que ficam abertos, caso se queira desenvolver. Dá trabalho, nem sempre é fácil, não é uma solução miraculosa, mas vai-nos transformando aos poucos para sermos uma pessoa mais próxima da pessoa que idealizamos ser.

Nestes cursos, tenho tido a enorme satisfação de conhecer melhor os meus amigos e de ver que qualquer pessoa tem em si uma história fabulosa e um potencial espantoso, enquanto ser humano.

Seria abusivo dizer a todas as pessoas para participarem nestes cursos, mas aos meus amigos, vou continuar a insistir para que conheçam o eneagrama e tenham uma boa surpresa.

Isto tudo porque as pessoas são o melhor do mundo…

Vida Longa e Próspera!

Sem comentários: