2023-06-02

Proporcionar Novas Competências em Gestão da Inovação, na J. Prior


J. Prior: nova reunião, equipa com gente nova, mas a dinâmica continua

Atualmente, o mundo está em constante mudança. A capacidade para inovar é uma das características mais valiosas para as organizações. A alteração da Norma de Inovação NP 4457, fez aparecer uma nova necessidade para a J. Prior.

Depois da formação que tive o prazer de dar em 2016, aquando da implementação da NP 4457:2007, tive a honra de ser novamente convidado para dar formação para se conhecer a mesma norma, na versão de 2021.

Foi bom reencontrar participantes de 2016 que ficaram bastante satisfeitos por termos nova oportunidade de explorarmos este tema em conjunto. Há uma dinâmica forte na J. Prior, que percebi bem quando apareceu um número significativo de novos participantes. 

Assim, conseguiu-se reunir tanto participantes que já estiveram presentes na formação anterior, quanto novos participantes. O resultado deste grupo com diferentes experiências e saberes, foi uma experiência enriquecedora, que permitiu debater vários temas definidos na norma e capacitou os participantes a interpretar e implementar requisitos normativos de forma mais eficaz.

A importância da gestão da inovação:

A gestão da inovação é fundamental para a competitividade das empresas. A nova norma de gestão da inovação (NP 4457:2021) está focada na Gestão da Inovação e já está harmonizada com outras normas de gestão, como a ISO 9001, a ISO 14001, entre outras. Isto permite uma maior facilidade na integração de diferentes sistemas de gestão. Esta norma, que está igualmente alinhada com a Norma Internacional de Inovação (ISO 56002), que descreve um conjunto de requisitos que permitem que as organizações reflitam, definam e implementem boas práticas na gestão da inovação. Esta versão da norma trás novos desafios para as organizações e compreender e aplicar a norma é um passo em frente no que à inovação e competitividade respeita. 

Reunião de conhecimentos e experiências:

A formação realizada pela J. Prior proporcionou mais uma oportunidade para que 30 das suas pessoas se atualizassem sobre os avanços mais recentes na gestão da inovação. Houve muita partilha sobre as experiências e o estado atual da inovação na empresa, permitindo que novos colaboradores percebessem melhor a cultura da empresa e contactassem com outros colegas. A gestão de topo participou nestas sessões, o que foi uma mais valia e passou uma mensagem forte sobre a importância da inovação para a empresa. A experiência de quem já está há alguns anos na empresa permitiu uma troca valiosa de ideias e perspectivas, enriquecendo a formação. A presença de novos participantes trouxe mais energia e uma visão rejuvenescida para a formação, com dúvidas e ideias que permitiram debates valiosos sobre os requisitos em análise.

Desenvolver competências na área da Inovação:

A formação foi cuidadosamente planeada para ir ao encontro das necessidades dos participantes que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os requisitos normativos, de forma prática e com bastante dinâmica, e ao mesmo tempo, relacioná-los com situações específicas da empresa. 

A formação estimulou o desenvolvimento de competências-chave para a interpretação e implementação eficaz da norma de gestão da inovação. Os participantes podem agora, de forma mais consciente, identificar oportunidades de inovação, ou integrar a inovação em todos os processos organizacionais, entre outras capacidades que se desenvolveram. Foram também sensibilizados da importância de cada um e das suas equipas para promover uma cultura de inovação na empresa.

Resultados e impacto:

Essa formação não apenas abrangeu várias áreas da empresa, como também diversos níveis hierárquicos, o que é uma ajuda fundamental para espalhar a palavra por toda a organização. Ao melhorar um conjunto de competências na gestão da inovação, estas pessoas estão mais bem preparadas para impulsionar a criatividade e a inovação nas suas áreas, contribuindo para a melhoria contínua, a competitividade e o sucesso a longo prazo.

Conclusão:

A formação promovida pela J. Prior sobre a nova norma de gestão da inovação foi uma experiência enriquecedora para os participantes que já tinham frequentado a formação anterior, para os novos participantes e para mim, enquanto formador, pois aprendo tanto ou mais do que os participantes, a partir das suas partilhas e experiências. 

A J. Prior demonstrou mais uma vez seu compromisso em capacitar os seus profissionais para enfrentar os desafios, que são constantes e intensos.

Testemunhos:

Houve vários testemunhos. Deixo abaixo alguns deles:

  • A forma como a formação é apresentada, com uma forte componente prática, com uma comunicação simples e clara, permite criar um ambiente relaxado em que todos estamos focados na formação.
  • Boa formação, tornou um tema teórico e exaustivo numa experiência bastante agradável. Recomenda-se a empresas que tenham como ambição a implementação ou aperfeiçoamento de um SGI
  • Mais do que uma formação foi uma vivência de experiência enriquecedorae foi um trabalho de teambuilding com uma equipa multidisciplinar. Esta formação permitiu abrir horizontes e foi um primeiro passo para a mudança da cultura da empresa.  



Artigos anteriores:

Obrigado J. Prior...
Que o sucesso continue a fazer parte do vosso dia a dia...
Contem comigo para continuar a colaborar para o vosso crescimento!

Sem comentários: