2023-06-06

Viagens ao mundo da formação * Maio de 2023

Mais uma etapa cumprida nestas Viagens ao Mundo da Formação. As auditorias e o acompanhamento executivo, ganharam uma preponderância grande neste período. Os projetos de formação continuam com uma grande presença na nossa atividade, pois sem formação, não há evolução. E se não evoluímos, regredimos. 

Felizmente, é constante a presença no meio de pessoas e organizações que querem evoluir. 

Seguem alguns exemplos das atividades de formação em curso:

  • A gestão da inovação é crucial para a competitividade, e a norma atualizada (NP 4457:2021) facilita a integração de diferentes sistemas de gestão. A formação estimulou o desenvolvimento de competências na área da inovação, promovendo uma cultura inovadora e reforçando o compromisso da J. Prior em capacitar seus profissionais. Podem ver mais no seguinte link: http://idibabel.blogspot.com/2023/06/proporcionar-novas-competencias-em.html este projeto foi realizado em colaboração com a AIDA.

  • O acompanhamento executivo é essencial para líderes e profissionais da gestão de topo. Este projeto promove reflexões num espaço de colaboração e debate. Alterna entre a formação/reflexão e a definição/implementação de ações concretas. Permite-nos identificar desafios definir objetivos estratégicos e correr atrás deles. identificar desafios, aprimorar habilidades e alcançar metas estratégicas. Com feedback objetivo e apoio direto à gerência, estamos a desenvolver as capacidades de liderança das pessoas que constituem a gerência, com o objetivo de caminhar para uma empresa mais sustentável, nas suas diferentes dimensões. Podem ver um post anterior em que se evidencia a participação dos 3 gerentes nas diversas atividades, o que é, claramente, um fator critico de sucesso para o projeto em curso. Podem ver no seguinte link: http://idibabel.blogspot.com/2022/11/os-3-gerentes.html

  • SI - Soluções Ideais, Gestão da Inovação: O envolvimento da liderança na gestão da inovação é crucial para impulsionar o progresso e o crescimento de uma organização. Os líderes desempenham um papel fundamental ao estabelecer uma cultura de inovação, motivando e capacitando suas equipes a pensar de forma criativa, experimentar novas ideias e abraçar a mudança. Ao demonstrar comprometimento e entusiasmo pela inovação, os líderes da Soluções Ideais, através da sua participação ativa nas atividades de Inovação, inspiram as nossas equipas a serem cada vez mais agentes de mudança, trabalhando todos nóes em colaboração, de forma a aumentar a ompetitividade e a resposta aos desafios do mercado. A Soluções Ideais é presença habitual nesta informação que vos dou, pois há sempre um enorme conjunto de atividades orientadas para a inovação. Podem ver mais um exemplo de criatividade no link seguinte: SI: Resolução Criativa de Problemas

  • Cision - Liderança e Gestão de Equipas: A formação em liderança e gestão de equipes na Cision é uma oportunidade para desenvolver competências de liderança e fundamentais para que os líderes de equipa tenham um conhecimento relevante para exercer as suas funções e liderança. O curso está na sua fase final e já abordamos vários temas relevantes para qualquer líder e para as equipas, como a construção de equipas, a gestão de conflitos, a definição da estratégia, entre outros. Esta equipa tem um enorme potencial e tem uma energia muito positiva. Tem sido uma excelente experiência. Podem ver mais no link: Liderar bem é tornar o mundo um sítio melhor. Estou neste projeto a convite da Fundação Bissaya Barreto, mais especificamente, do seu Centro de Formação.

  • Eneagrama: Tertúlia do mês de Maio aprofundou o conhecimento sobre o Tipo 5. No mês passado, a convite do IESH (Instituto Eneagrama Shalom) conduzi uma tertúlia em que 3 pessoas do tipo 5 foram entrevistadas. Esta tertúlia proporcionaou um espaço seguro para partilhar experiências e promover o conhecimento sobre a personalidade tipo 5 e os seus subtipos. O autoconhecimento através do Eneagrama é um processo profundo e transformador para qualquer pessoa, e para as que se querem conhecer melhor, trabalhar em equipa ou caminhar para posições de liderança, este processo é de grande valor para quem o faz.

  • Escola Profissional Profitecla, de Coimbra: Fui convidado para fazer parte do júri das Provas de Aptidão Profissional (PAPs) da Escola Profissional da Profitecla em Coimbra. As PAPs apresentadas foram de alta qualidade, com uma aplicação prática exemplar. Fiquei impressionado com o nível de excelência demonstrado pelos alunos em suas provas. Foi uma experiência gratificante poder contribuir para avaliar o trabalho e talento desses estudantes. Nunca tive dúvidas que a juventude tem muito valor. Estes alunos que apresentaram as PAPs foram uma confirmação na minha esperança de que as gerações estão cada vez melhores. Tenho a convicção que o futuro será melhor. Obrigado, Pedro Castela e demais professores da Profitecla pelo convite.

  • Ainda tive tempo de participar em dois eventos promovidos pelo ISCAC/Coimbra Business School sobre o tema "Inteligência Artificial" (Business Conference sobre IA) e sobre o tema "Gestão de Pessoas".

A todos, um muito obrigado e, sempre que precisarem:

Contactem-me para informações nestas áreas.
Contactem-me para manifestar o vosso testemunho sobre as formações.
Contactem-me para proporem novos desafios.

Os meus contactos são para serem usados:
e-mail: pmcpaiva@gmail.com
Telefone: 966.353.017

Podem ver algumas descrições de projetos passados, para ter uma noção melhor do que tem sido feito:


Se tiverem curiosidade sobre testemunhos que têm sido disponibilizados, podem ver no link seguinte: Testemunhos e elogios

Porque as pessoas são o melhor do mundo…

Vida Longa e Próspera e Até Breve!

Sem comentários: