2022-10-12

Viagens ao mundo da formação * 2022 Janeiro/Setembro

 "Aprendemos melhor nos momentos de diversão"

Ralph Smedley

Estamos cada vez mais conscientes da importância da formação.


Sabemos que temos que "aprender até morrer", para conseguirmos ser úteis para nós próprios, para a nossa família, para a nosa comunidade, para a nossa organização, para o nosso mundo.

Assim sendo, porque há tanta gente a colocar obstáculos quando há formação?

A minha perspetiva é que muitas formações são uma seca. E se o trabalho já é, muitas vezes, desgastante, porquê aguentar umas horas de formação adicionais?

Ralph Smedley, fundador dos Toastmasters, afirma que aprendemos melhor quando nos divertimos.

Eu concordo e tenho a sorte de, uma maioria das pessoas que têm formação comigo, darem um feedback muito, mas mesmo muito bom.

Este ano tem sido de grande intensidade e tenho tido muitas solicitações em várias áreas. Destacam-se as áreas de criatividade e inovação, de liderança e gestão de pessoas e de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal (via eneagrama e coaching).

Tem havido a oportunidade de trabalhar com boas empresas. Algumas delas têm sido boas surpresas, pois tenho feito pouca ou nenhuma promoção dos serviços. No entanto, parece que o boca a boca tem mesmo um efeito considerável e novos clientes aparecem, com novos desafios.

Assim, de forma muito resumida, tem havido muita interação nestas áreas com clientes e parceiros que muito contribuem para a minha realização pessoal e propósito, e para os quais, eu dou o meu melhor para os ajudar a ser melhores organizações, com melhores pessoas, com melhor desempenho e com melhor ambiente.

Podem ver a seguir a diversidade de clientes e parceiros com que vou trabalhando e que tanta alegria me dão, e eu sei que também dou a cada um deles:

Soluções Ideais, Bresimar, Exatronic, Digitalwind, CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, SRCOM -Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, IFDEP - Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal, IesH - Instituto Eneagrama Shalom, Giagi, Vortal, O Feliz, USF Centro, USF Topázio, USF Anadia, FoConsultores, Coimbra Business School, entre outros, que terei o prazer de aqui os incluir, se para tal houver indicações.
 
Os testemunhos dos projetos levados a cabo têm sido entusiasmantes e tenho ouvido por diversas vezes que "é uma das melhores formações que já tive.", independentemente da área em que estou a trabalhar. Digo-vos que não é um dom natural, ou um talento divino que tenha recebido à nascença, mas sim o fruto de muito trabalho e dedicação, para dar a cada um dos clientes algo que lhe seja útil e que o torne um pouco melhor do que antes da minha presença. E por cada cliente satisfeito e que o partilha comigo, fico imensamente orgulhoso e com uma responsabilidade acrescida de assegurar que as formações e demais desafios continuam em patamares de excelência, pois adoro encantar os meus clientes e ter esse feedback!

Por isso, nunca é demais dizer que é uma enorme gratidão que tenho com estas empresas e instituições, que proporcionam participar nestas ações em que todos aprendemos e evoluímos. Continuo a agradecer a sorte que tenho em ter grupos dinâmicos, participativos, com sentido critico e com vontade de aprender. Facilitam muito a minha vida ;).

Podem ver alguns testemunhos que vou guardando, para me motivar a continuar a preparar dedicadamente, aqui. São apenas alguns dos muitos que vou recebendo e que me dão muita alegria.

A acrescentar às formações, existem tertúlias, workshops, consultoria e auditorias que contribuem igualmente para a melhoria das pessoas e das organizações. Este ano, além dos clientes acima, em que, nalguns deles, estes trabalhos são feitos simultaneamente com as formações, ainda tenho a agradecer a variados clientes que me lançam diferentes desafios e que têm um papel importante na minha missão de ajudar pessoas e empresas a serem melhores.

A todos, um muito obrigado e, sempre que precisarem:

Contactem-me para informações nestas áreas.
Contactem-me para manifestar o vosso testemunho sobre as formações.
Contactem-me para proporem desafios novos desafios.

Os meus contactos são para serem usados:
e-mail: pmcpaiva@gmail.com
Telefone: 966.353.017

Podem ver algumas descrições de projetos passados, para ter uma noção melhor do que tem sido feito:

Sem comentários: