2023-07-19

A origem das férias

 

Foto de Nubia Navarro (nubikini) no Pexels


As férias no Antigo Egipto

As férias eram altamente influenciadas pela religião e pelos ritmos próprios das atividades agrícolas.

Decorriam das enchentes do Nilo, momento em que a natureza produzia terra fértil, nos campos do Nilo e havia as celebrações religiosas, em que se celebrava e agradecia aos deuses. Estas celebrações juntavam descanso e alegria na população.

Ainda havia férias concedidas como prémio aos funcionários do governo e aos soldados, após campanhas de sucesso.


As férias na Roma Antiga

Na Roma Antiga, as férias continuavam a ser bastante associadas a festividades religiosas e celebrações relacionadas com a fertilidade, riqueza e abundância. Já nas festas de Saturnália, festividades em Dezembro, as pessoas participavam em grandes banquetes, trocavam presentes e tinham momentos de alegria e descanso. Também surgiram os dias de férias (feriados) associados a cultos dos deuses romanos, sempre associando as celebrações nas comunidades com o descanso permitido nesses dias.


As férias na Idade Média

A evolução das férias é lenta e ainda não é na Idade Média que surgem férias como as conhecemos hoje. As férias continuam associadas a dias de descanso e celebração, marcados essencialmente pelo calendário cristão. O Natal e a Páscoa já eram datas importantes e havia outras datas de celebração religiosa, descanso e reflexão. Havia igualmente as celebrações relacionadas com a gratidão pelas colheitas.


As férias com a Revolução Industrial

No final do século XVIII, surgiu a Revolução Industrial, que provocou mudanças enormes na sociedade. As jornadas de trabalho de longas horas, em condições de trabalho difíceis, eram comuns.

A necessidade de descanso começou a ser uma questão fundamental para os trabalhadores. Surgiram organizações de trabalhadores e houve grandes lutas pelos seus direitos. Começaram a surgir os primeiros momentos de descanso dos trabalhadores e , no final do séc. XIX e início do séc. XX, apareceram as primeiras férias remuneradas em alguns países, Tem tido uma implementação gradual, ao longo dos tempos, em muitos países e hoje é aceite que estes momentos de paragem, descanso, lazer e tempo com as famílias é um direito universal, ou que se espera que para lá caminhe.


As férias na Atualidade

  • Atualmente, beneficiamos das benesses da Revolução Industrial e das suas evoluções ao longo do tempo e temos novos desafios, muito relacionados com:
  • A capacidade de desligar do trabalho, visto que a tecnologia nos trouxe uma conexão de 24/7;
  • As férias curtas, com pontes e feriados, que nos permitem usufruir de vários pequenos momentos de desligamento, ao longo do ano;
  • O Turismo e as viagens, que nos permitem conhecer o mundo e ter novas experiências;
  • Os momentos sabáticos, com a possibilidade cada vez mais aceite de fazer paragens para reflexão e desenvolvimento pessoal;
  • Como momentos de autocuidado, aproveitando para se autoconhecer, se desenvolver e ter os cuidados necessários para a recuperação energética e emocional;
  • As semanas de 4 dias, uma tendência que em breve poderá estar presente em muitas organizações.


As férias climáticas

Há vários países que têm o seu calendário de férias coordenado com as épocas climáticas mais extremas da sua região. Este será cada vez mais um fator a ter em conta, pois as situações extremas têm tendência a ser cada vez mais vulgares. Provavelmente, iremos responder a estes períodos com mais férias associadas a situações de risco, como podemos ver neste exemplo recente do Irão.

E agora?

Agora, está quase na hora de colocar a mensagem automática no meu e-mail a dizer "FÉRIAS" e ir a banhos, aproveitando para rejuvenescer, celebrar com família e amigos e fazer algumas atividades que são mais difíceis durante o ano…

Boas Férias!

Sem comentários: