2023-11-28

Porque ser líder é... Liderar-se a si próprio

 


A nossa tendência é olhar para fora...
A responsabilidade não é minha, é dos outros.
Fui apanhado pelas circunstâncias.
A minha equipa está a falhar! O que posso fazer?
Desculpas, deculpas, desculpas...
A grande questão é: como posso liderar os outros se não me liderar a mim próprio?
É neste momento que entra o autoconhecimento. É neste momento que começamos a procurar perceber como somos e o que podemos fazer para nos aceitar e podermos olhar para os outros sem julgamento.
Quando me lidero a mim próprio, aumento a probabilidade de liderar um pouco melhor os outros.
O verdadeiro líder sabe que, antes de olhar para os outros, tem que olhar para si próprio.
O líder tem que se conhecer.
O líder tem que conhecer os seus pontos fortes.
O líder tem que conhecer as suas vulnerabilidades e o que o irrita.
O líder tem que conhecer os seus limites.
O líder tem que conhecer os seus desejos... e as suas necessidades.
O Líder tem que conhecer os seus valores
O líder tem que conhecer os seus sonhos... A sua missão... O seu propósito!
Agora, o líder pode iniciar a caminhada, que será capaz de construir uma equipa à sua volta.

Porque ser líder é... começar por se liderar a si próprio.

Sem comentários: